O espanhol Urko Berrade conquistou a 18.ª etapa da Volta a Espanha e ofereceu o terceiro sucesso, nesta edição, à Kern Pharma, um resultado absolutamente brutal para uma equipa que não é do World Tour. Ben O'Connor apanhou um susto, mas mantém a camisola vermelha por mais um dia.
Corpo do artigo
Os 179,5 quilómetros entre Vitoria-Gasteiz e o Parque Natural de Izki tinham muito sobe e desce e acabaram por coroar a fuga do dia. Depois de dois sucessos de Pablo Castrillo, agora foi Urko Berrade a protagonizar mais uma história de sucesso da Kern Pharma.
Com um enorme grupo de fugitivos na frente da corrida, a derradeira subida categorizada do dia, de primeira categoria, também foi atacada pelos favoritos. Richard Carapaz, quarto da geral, assumiu as despesas em Puerto Herrera e imprimiu um ritmo que deixou o líder Ben O'Connor em dificuldades e fez quebrar Mikel Landa.
A correr em casa, no País Basco, o ciclista da Quick-Step teve um dia verdadeiramente mau, e nem o apoio dos companheiros de equipa, incluindo os que foram obrigados a descair da fuga, o impediu de perder mais de três minutos para os restantes favoritos e cair bastantes lugares na classificação geral.
Já o australiano fez um esforço incrível para reentrar no grupo principal e conseguiu, assim, manter a liderança, presa por apenas cinco segundos de vantagem sobre Primoz Roglic.