Vitória de Guimarães garantiu entrada direta nos oitavos de final da Liga Conferência com segundo lugar na fase de campeonato e continua invicto na UEFA, após igualdade frente à Fiorentina. Gustavo Silva marcou e esteve perto da felicidade mais duas vezes.
Corpo do artigo
Rui Borges pode ter orgulho nos jogadores que lidera. O treinador pediu alma à equipa para o jogo com a Fiorentina e os jogadores corresponderam com garra e qualidade diante o finalista vencido das duas últimas finais da prova, avançando invictos para os oitavos de final. Os vimaranenses terminaram a fase de liga no segundo lugar, com quatro vitórias e dois empates, sendo apenas superados pelo Chelsea, que ganhou todos os jogos.
Ao Vitória bastava o empate para garantir o apuramento direto, mas jogou olhos nos olhos diante o quarto classificado da liga italiana e merecia mais que o empate (1-1). Foi superior em grande parte do tempo, teve várias oportunidades para ampliar a vantagem, Bruno Varela correspondeu quando foi chamado a intervir e soube sofrer nos momentos-chave.
A Fiorentina teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas as melhores ocasiões foram dos vitorianos. O golo de Gustavo Silva foi merecido e a vantagem no descanso até podia ter sido ampliada pelo brasileiro, que não soube aproveitar um brinde adversário para bisar, após se isolar diante Terracciano.
O descanso trouxe um Vitória determinado em ampliar o marcador, mas sem sucesso. Insatisfeito, Raffaele Palladino socorreu-se do banco e as opções lançadas permitiram à equipa italiana crescer. Bruno Varela correspondeu quando Moise Kean apareceu lhe apareceu à frente, mas não conseguiu travar o remate certeiro de Mandragora nos minutos finais.
Pelo meio, Tiago Silva, Gustavo Silva e Kaio César estiveram muito perto da felicidade, mas faltou-lhes pontaria para levarem ao rubro os 16.466 adeptos presentes no D. Afonso Henriques. Por imposição da UEFA, a Fiorentina não teve apoio em Guimarães.