Discursos emotivos na homenagem ao antigo guarda-redes, falecido a 10 de junho de 2021, durante a cerimónia de inauguração de mural no estádio, esta quinta-feira, dia em que o futebolista faria 60 anos.
Corpo do artigo
Muitas palmas, bastante emoção e largos sorrisos, imagem de marca de Neno, marcaram a inauguração do mural com que o Vitória e a Comissão do Centenário decidiram homenagear o antigo guarda-redes no D. Afonso Henriques. A apresentação da obra do artista visual Guel Do It, que contempla uma imagem em graffiti de Neno, juntou centenas de vitorianos e vimaranenses, bem como várias personalidades do desporto nacional.
"Esta obra captura o Neno na sua essência. É uma imagem fiel, feliz na expressão que transmite, e eficaz na mensagem que representa. Esta obra prolonga o Neno na sua casa desportiva", disse o presidente do Vitória, Miguel Pinto Lisboa.
Rochinha falou em nome do plantel e não escondeu a emoção. "O fato de estarmos aqui hoje só demonstra a grandeza do Neno, o que significou e continua a significar para este clube e esta cidade", disse, acrescentando: "O Neno era muito mais que o grande sorriso que o caracterizava. Era um amigo de braços abertos e pronto a ajudar".
Pedro Proença, presidente da Liga, foi sucinto no discurso. "Era uma pessoa diferente, uma pessoa especial, onde a tristeza não existia. O Neno jamais desaparecerá dos nossos corações", vincou. Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi objetivo. "Todos guardamos do Neno uma imagem extremamente positiva. Era uma pessoa boa, de bem e com uma alegria imensa. Estamos aqui a celebrar e a deixar um testemunho que se vai perpetuar na vida do Neno e do Vitória, porque deu um contributo enorme a este Vitória", disse Fernando Gomes.
1486813768076218369