A estrutura do clube minhoto está unida no desejo de manter o Vitória e a cidade de Guimarães no mapa nacional da modalidade. Vimaranenses jogam este sábado no pavilhão do Gaia, no arranque da Liga.
Corpo do artigo
Campeão nacional da 2.ª Divisão de andebol, o V. Guimarães disputará, pela primeira vez no seu historial, a elite nacional do andebol português. A estreia está marcada para amanhã, às 18 horas, no pavilhão do Gaia, e com vontade de começar a deixar a sua marca.
Eduardo Fernandes, com passado no clube, foi a escolha para o comando técnico. Justificando a aposta nos conquistadores, o treinador, embora ciente das dificuldades, é objetivo nas metas traçadas. “Era difícil dizer que não ao convite. Sou vitoriano e vimaranense”, lembrou. “É um desafio muito difícil. Será um ano de batalhas duras e será necessária muita resiliência e muito espírito de sacrifício para alcançarmos a manutenção”, lembrou o treinador que, em 1994/1995, sagrou-se como jogador campeão nacional de juvenis. “O desafio de garantir a manutenção será mais difícil do que a conquista desse título. Mas tudo faremos para manter o clube na elite. O Vitória e a cidade de Guimarães merecem ter andebol de primeira”, assumiu.
Para que o objetivo seja alcançado, Eduardo Fernandes conta com o apoio dos conterrâneos. “Espero que os vitorianos e os vimaranenses estejam presentes e nos ajudem a ganhar batalhas. É massa adepta que apoia, que revitaliza e transforma as fraquezas em forças”, apelou.
Vimaranense e formado no Xico Andebol, o experiente Nuno Silva, ex-Marítimo, foi a primeira contratação dos conquistadores para a estreia na primeira divisão. Irmão do internacional Rui Silva, que defende as cores do FC Porto, o central é o testemunho da confiança que reina no coletivo. “O nosso objetivo é a manutenção e acredito que o vamos conseguir. Estamos prontos para o arranque. O Gaia é uma equipa aguerrida em casa, mas queremos começar bem”, assumiu.
Além de Nuno Silva, os responsáveis minhotos contrataram o francês Vincent Maguy (ex-Onnereds, Suécia), Eduardo Leite (ex-FC Porto), Rodrigo Gomes e Rui Oliveira (ex-ADA Maia), Ricardo Magalhães (ex-Xico Andebol), João santos (ex-Póvoa AC) e Matheus Pereira (ex-BB Oviedo, Espanha).