Décima etapa da Volta a Espanha foi ganha pelo belga Van Aert, o mais rápido de uma fuga bem sucedida. O'Connor mantém a camisola vermelha
Corpo do artigo
Numa tirada de média montanha, entre Ponteareas e Baiona, na região da Galiza, que se seguiu ao primeiro dia de descanso, Wout van Aert (Visma) confirmou o grande momento de forma e ganhou pela terceira vez nesta Vuelta, num sprint a dois com o francês Quentin Pacher (Groupama).
Van Aert e Pacher conseguiram levar até à meta uma longa fuga com mais três ciclistas, Marc Soler (UAE-Emirates), William Lecerf (Quick-Step) e Juri Hollmann (Alpecin), que ficaram para trás na parte final e acabaram por perder cerca de dois minutos para o duo da frente.
A 5.31 minutos chegou o grupo com os principais nomes da geral individual, entre os quais o líder Ben O'Connor (Decathlon), o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-Bora) e o equatoriano Richard Carapaz (EF Education), segundo e terceiro classificados.
Quanto a Nélson Oliveira, o único português em prova após os abandonos de Rui Costa e João Almeida, foi 83.º na tirada, a 17.16 minutos de Van Arte, e ocupa o 68.º lugar na geral, a 1:09.43 horas do primeiro classificado.
O'Connor manteve, assim, os 3.53 minutos de avanço sobre Roglic e os 4.32 sobre Carapaz, a meio da segunda semana de prova, que na quarta-feira tem mais uma etapa de média montanha, num circuito com partida e chegada no Campus Tecnológico de Cortizo (166,5 quilómetros), com duas contagens de segunda categoria e outras duas de terceira.