A União Ciclista Internacional anunciou, esta quarta-feira, um plano de controlo antidoping e fraude tecnológica. A 111.ª edição da Volta à França tem início no próximo sábado, em Florença e termina a 21 de julho, em Nice.
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Cerca de 600 análises ao sangue e à urina vão ser realizadas aos ciclistas durante a 111.ª edição da Volta a França, além de inspeções regulares às bicicletas para detetar doping tecnológico, anunciou a União Ciclista Internacional (UCI), esta quarta-feira.
A UCI revelou hoje o seu plano antidoping e contra a fraude tecnológica para a 111.ª edição da Volta a França, com os testes antidoping a serem realizados pela Agência Internacional de Testagem (ITA).
"Com cerca de 600 análises ao sangue e à urina a serem recolhidas durante a corrida, o período anterior ao Tour também é chave para garantir um pelotão em igualdade de condições durante a corrida. Assim, a ITA terá conduzido cerca de 400 testes fora de competição durante o mês anterior ao evento", refere a UCI em comunicado.
Algumas das amostras recolhidas vão ser escolhidas para serem guardadas durante 10 anos, para potenciais reanálises, com alguns ciclistas a poderem ser monitorizados após a corrida, de acordo com os dados recolhidos.
Os controlos antidoping no Tour podem ser efetuados em qualquer altura durante as três semanas da competição, embora o vencedor da etapa e o camisola amarela sejam sempre testados no final de cada dia, como acontece em todas as provas.
Relativamente à luta contra o doping tecnológico, antes das etapas todas as bicicletas vão ser analisadas com recurso a detetores magnéticos.
No final das tiradas, vão ser analisadas as bicicletas do vencedor das etapas, de todos os ciclistas que usem as diversas camisolas (amarela, pontos, montanha e juventude), além de algumas escolhidas de forma aleatória ou de corredores que tenham levantado suspeitas.
As análises no final da etapa vão ser efetuadas com um raio-x portátil não intrusivo e, caso seja necessário, as bicicletas podem ser desmontadas.
Na última edição do Tour, foram analisadas 997 bicicletas, não tendo sido detetados quaisquer casos de fraude tecnológica.