Varandas admite entrada de investidor no Sporting e fala da cláusula de Gyokeres
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, discursou no Thinking Football Summit 2024 e admitiu a entrada de um investidor na SAD, abordando também a cláusula de rescisão de Gyokeres.
Corpo do artigo
O presidente do Sporting admitiu a possibilidade da entrada de um investidor na SAD leonina. "Estamos preparados para estar abertos a um parceiro estratégico que possa alavancar o projeto desportivo. O molde que queremos é que o clube e os sócios mantenham a maioria da SAD, a palavra é sempre dos sócios", garantiu Frederico Varandas, antes de destacar o progresso financeiro do Sporting.
"É inédito na história do Sporting ter três exercícios financeiros no verde, com reforço nos capitais próprios. É extraordinário tendo em conta de onde o clube vinha, é uma recuperação financeira histórica. Crescemos em 50% as receitas de negócio", explicou.
O presidente do Sporting foi taxativo quanto a Gyokeres: está feliz no Sporting e o Sporting está feliz com ele. Questionado sobre a cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, Frederico Varandas explicou que os valores são relativos. "Uma cláusula ser batida ou não depende do momento do jogador, se há mais que um clube na disputa por ele... Já vi jogadores inferiores ao Gyokeres a serem transferidos por valores acima dos 100 milhões e alguns jogadores melhores a serem vendidos por menos".
Frederico Varandas abordou a importância do equilíbrio entre manter uma base de jogadores no plantel, mas ir renovando-o com o tempo. "Temos tido uma base de jogadores como o Inácio, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, entre outros. Mas foi necessário fazer alguma renovação de jogadores com mais idade [Luís Neto e Adán, por exemplo]", disse o dirigente, recordando que o Sporting tem oito jogadores da formação no plantel e que o futuro "passa por aí".
Varandas falou do bicampeonato que o Sporting procura há mais de 70 anos. "Há seis anos, se falássemos disso, as pessoas diziam que estávamos malucos. Acredito muito no potencial do Ruben Amorim e dos jogadores", explicou.
O Sporting vai competir na Liga dos Campeões e o novo modelo da prova é "interessante" na ótica de Varandas. "Se vai ser mais fácil ou não, não sabemos, mas é interessante. Sendo o Sporting um clube exportador este palco é importante para os jogadores. O calendário é apertado, sim, mas para jogar na Champions estamos sempre disponíveis".