
Vasco Matos, treinador do Santa Clara
Foto: Eduardo Costa/EPA
O treinador Vasco Matos afirmou este sábado que o Santa Clara tem de ter "muita garra e muita alma" frente ao F. C. Porto no próximo jogo da Liga e elogiou a "atitude competitiva" do adversário.
"Foram semanas difíceis, mas felizmente conseguimos recuperar a energia e ter a equipa pronta para dar uma boa resposta. Acho que estamos prontos para o jogo e para aquilo que, como equipa, nos caracteriza. Temos de ter muita garra e muita alma. Essa energia tem de estar presente", afirmou o treinador dos açorianos em conferência de imprensa no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, na véspera da receção aos "dragões", para a 17.ª jornada.
Vasco Matos considerou que a "pausa" nos jogos do campeonato foi "importante para a recuperação dos jogadores", já que o encontro da 16.ª jornada frente ao Nacional foi adiado para 11 de janeiro, depois de o conjunto açoriano ter realizado três jogos em seis dias (entre 15 a 21 de dezembro).
O técnico alertou para a qualidade do F. C. Porto, uma equipa onde o coletivo tem uma "atitude competitiva bem vincada".
"Sabemos da força do Porto. Uma equipa com muita capacidade, muito física também. Uma equipa que pressiona muito o adversário. Obviamente que temos de ter capacidade para chegar rapidamente e tirar rapidamente a bola de zonas de pressão", defendeu.
Apesar da qualidade dos comandados de Farioli, que ainda não perderam para o campeonato, o treinador garantiu uma equipa com vontade de vencer a partida.
"Vamos tentar fazer o nosso jogo e ganhar o jogo. É isso que nos caracteriza. Sabemos que vamos defrontar uma boa equipa que está a fazer uma excelente campanha. Mas nós temos de fazer o nosso trabalho. Queremos muito ganhar este jogo", realçou.
Questionado pelas recentes arbitragens, que têm motivado críticas do Santa Clara (em particular após os jogos frente ao Sporting para o campeonato e Taça de Portugal), Vasco Matos admitiu que as "peripécias têm custado alguns pontos" aos açorianos.
"Essas peripécias têm-nos causado alguns dissabores em termos daquilo que são os pontos. Na minha opinião, devíamos ter mais pontos na classificação. Mas faz parte. Temos de encarar isso de forma natural e seguir o nosso trabalho", reforçou.
O Santa Clara, 13.º classificado com 16 pontos (15 jogos), defronta o F. C. Porto, primeiro com 46 (16 jogos), no domingo, às 17 horas (18 horas em Portugal), no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, com arbitragem de Cláudio Pereira, da associação de Aveiro.
