Vela: Diogo Costa e Carolina João foram segundos na "medal race" e fecham top 5 da geral
A dupla portuguesa, composta por Diogo Costa e Carolina João, alcançou a segunda posição na “medal race” da competição mista da classe 470, em vela, ficando apenas atrás da equipa francesa. Na geral, a formação lusa terminou na quinta posição.
Corpo do artigo
Diogo Costa e Carolina João concluíram de forma muito positiva a participação na competição mista da classe 470, em vela, tendo sido segundos classificados na “medal race”, disputada esta manhã.
Os portugueses fecharam a corrida a 21 segundos de distância da dupla vencedora, os franceses Lecointre e Mion. Na terceira posição acabou a equipa japonesa (Okada e Yoshioka).
Na classificação geral, a vitória sorriu à dupla austríaca, composta por Vadlau e Maehr, com um total de 38 pontos. O Japão garantiu a medalha de prata (41 pontos) e a Suécia a de bronze (47 pontos). A equipa portuguesa terminou a competição na quinta posição, com 53 pontos, e garantiu o diploma olímpico.
Em declarações à RTP, Diogo Costa confessou ter "sentimentos ambíguos" no final da prova. "As medalhas eram matematicamente possíveis, mas era muito difícil e o quinto lugar é ótimo", disse, com Carolina João a acrescentar: "Infelizmente, dependíamos dos outros, que tinham de fazer um pior dia. Ainda acreditámos que poderia ser possível (chegar às medalhas), mas não foi. Mantivemos o quinto lugar, o que é ótimo. Estamos orgulhosos".