O veleiro francês "Groupama" venceu esta terça-feira a 11.ª edição da regata Volvo Ocean Race, ao terminar na segunda posição a nona etapa da prova, que há menos de um mês passou por Portugal.
Corpo do artigo
O "Groupama" foi o segundo a cortar a meta, no porto irlandês de Galway, atrás do neozelandês "Camper", que garantiu a segunda posição da classificação geral.
O veleiro "Camper" gastou um dia, 13 horas, 40 minutos e 13 segundos para percorrer as 550 milhas náuticas (1.020 quilómetros) que ligaram Lorient, em França, a Galway.
O "Groupama", do "skipper" Franck Camma, terminou a prova, que começou a 29 de outubro de 2011 em Alicante (Espanha), com 250 pontos, mais 26 do que o Camper, e tornou-se no segundo veleiro francês a vencer a competição, depois do "L"Esprit d'Equipe", de Lionel Péan.
O "Puma", do norte-americano Ken Read, cortou a meta na terceira posição, tendo perdido o segundo lugar da geral para o "Camper".
Os espanhóis da "Telefónica" ocupam a quarta posição da classificação geral e já não tem qualquer hipótese de chegar ao pódio na regata costeira de 7 de julho, que marca o final oficial da prova.
Apesar do frio e da hora madrugadora da chegada dos seis veleiros ainda em prova, a receção foi apoteótica e juntou mais de 10 mil pessoas.
A prova, que começou em Alicante, teve escalas na Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajai (Brasil), Miami (Estados Unidos), Lisboa, Lorient (França) e Galway (Irlanda).
A próxima edição da Volvo Ocean Race disputa-se em 2014 e 2015.