Mads Ostberg ganhou o primeiro rali da carreira, em Portugal, na secretaria, mas já tinha o recorde do maior salto com um carro de WRC: 50 metros, na neve da Noruega. Veja os vídeos.
Corpo do artigo
Aconteceu de tudo no Rali de Portugal 2012. O octocampeão do Mundo, Sebastien Loeb, desistiu no primeiro dia, os pilotos da Ford, Jari-Matti Latvala e Peter Solberg, não aproveitaram a oferta e, no final, o vencedor foi... desclassificado. A vitória, na secretaria, saiu a Mads Ostberg, 15 dias depois de ter sido notícia com um salto de 50 metros com o Fiest WRC.
[Youtube:Q7ozJ7NVcuo]
Mikko Hirvonen fez a festa no pódio, mas o primeiro triunfo do finlandês ao serviço da Citroën foi traído pela própria marca francesa. Uma irregularidade no DS3 levou os comissários a anular a vitória do piloto e, apesar do recurso da Citroën, Mads Ostberg, segundo classificado, foi declarado vencedor.
[Youtube:CNre1Gk65GM]
O primeiro triunfo acontece cerca de 15 dias depois de ter quebrado o recorde, não oficial, de um salto com um carro WRC sobre a neve. Na Noruega, fez o Fiesta voar 50 metros. "Foi a coisa mais maluca que fiz na vida", disse, a 18 de março.
Nascido em 1987, o norueguês da Ford é, desde 2007, o mais jovem piloto de sempre a vencer uma especial num rali do Mundial e tinha até agora como melhor os segundos lugares conquistados na Suécia e na Grã-Bretanha em 2011.
Repetiu o feito em Portugal, mas com o azar de Mikko Hirvonen pôde celebrar, ainda que de forma contida, o primeiro triunfo da carreira ao mais alto nível.
As primeiras palavras depois da desclassificação até foram de Hirvonen, via twitter. "Que reviravolta! Estas "coisas" acontecem. Há que pensar no próximo rali. Parabéns ao Mads e ao Jonas (navegador), que também tiveram um grande fim de semana", escreveu o finlandês, recebendo os agradecimentos de Ostberg pela mesma rede social: "Obrigado Mikko. Tenho muita pena pelo que te aconteceu", respondeu.