O encontro desta sexta-feira entre o Lank Vilaverdense e o Santa Clara, que terminou empatado a uma bola, foi histórico no futebol português. Pela primeira vez, um árbitro explicou, com recurso a microfone e em direto, ao estádio a razão de uma decisão, neste caso uma grande penalidade.
Corpo do artigo
Perto da hora de jogo, o árbitro João Pedro Afonso foi alertado pelo VAR para rever um lance de possível penálti a favor da equipa da casa, castigo que acabaria por assinalar, explicando a decisão aos adeptos presentes no recinto do Lank Vilaverdense.
Esta inovação surgiu a autorização dada pela FIFA e pelo IFAB, que permitiram que Portugal fosse um dos primeiros países a avançar para os testes deste novo sistema, que tem como objetivo esclarecer as decisões das equipas de arbitragem.
"Após revisão VAR: O defesa número 6 pontapeia o avançado número 7 no calcanhar. Decisão final: retirar o cartão amarelo ao número 7 e assinalar penálti", disse, em direto, o árbitro João Pedro Afonso, num momento que pode ver no vídeo abaixo.