André Villas-Boas, presidente do F. C. Porto, deu os parabéns, esta quarta-feira, no museu do clube, aos cinco jogadores que se sagraram campeões da Europa de sub-17, no último domingo, os casos de Martim Chelmik, Bernardo Lima, Mateus Mide, Duarte Cunha e Yoan Pereira.
Corpo do artigo
O responsável acredita que o quinteto pode chegar, em breve, à equipa principal.
"É um orgulho enorme ter-vos aqui, vocês foram dignos representantes da seleção nacional. Foram e são também dignos representantes do F. C. Porto, das nossas camadas jovens, da nossa boa formação e não podíamos estar mais orgulhosos do vosso sucesso obtido com muito esforço, suor e emoção, naqueles penáltis que nos atravessaram o coração de medo, mas de onde conseguiram sair com a vitória. Agradeço-vos a vocês e aos vossos pais por fazerem tão bons filhos e tão talentosos, e que os mesmos estejam a defender agora as cores do F. C. Porto com tanta determinação e orgulho", realçou.
O líder portista não esqueceu o corpo técnico do clube. "Quero agradecer, também, a todas as pessoas da formação, que trabalham de forma inexcedível para o desenvolvimento do talento do F. C. Porto, que marca este grande sucesso com a vitória do Europeu. À direção da formação por todo o acompanhamento, ao staff técnico, treinadores, logística, é toda uma máquina operacional que funciona por trás do vosso desenvolvimento, que nem sempre é reconhecida, mas que trabalha arduamente para o vosso sucesso".
O caminho futuro promete ser de desenvolvimento. "Eu tenho vivido com muita emoção este sucesso da formação. O sucesso da formação também se mede com a chegada dos jovens à equipa principal e eu sei que essa é a vossa grande ambição. Vocês já se destacam porque estão no escalão acima e obviamente querem saltar mais dois para chegarem à equipa A. Estiveram com eles hoje e o crescimento do Rodrigo (Mora) revela nós estamos a olhar para vocês e queremos receber-vos o mais rapidamente possível na equipa A. O caminho da formação é o caminho das pedras, é um caminho difícil, é um caminho de grande disciplina e determinação e ambição. Só é conseguido com muita ajuda e com muito apoio, não só familiar, mas também dos vossos agentes e amigos, para não vos levarem pelas piores vidas, porque esses são caminhos desviantes e que vos tiram do caminho do sucesso que é chegar à equipa principal", acrescentou.
André Villas-Boas falou sempre num tom emocionado. "Esse foco e essa disciplina custa muito, são horas muito árduas e horas que se perdem junto dos amigos e da família, mas a compensação é enorme. Não só pelo prazer de vestir a camisola do F. C. Porto, mas também por todas as recompensas que daí advenham, como representar o clube e pisar o relvado do Estádio do Dragão. Cá estaremos para vos ajudar, agradecer-vos por elevarem o bom nome do clube neste Europeu e desejar-vos muito sucesso na continuação das vossas carreiras".