Lateral esquerdo de volta às opções de Ruben Amorim depois da lesão no tornozelo. Porro e Feddal para breve.
Corpo do artigo
Depois de dois meses com inúmeras baixas, os leões esperam contar com um janeiro mais tranquilo. Para começar, e já no encontro de amanhã, frente ao Portimonense, Ruben Amorim já terão à disposição Ruben Vinagre, que esteve cerca de mês e meio a contas com uma entorse no tornozelo esquerdo, e também Tiago Tomás, que terminou os dez dias de isolamento após infeção por covid-19.
O Sporting regressou domingo aos treinos, mas Vinagre apenas segunda-feira voltou a estar totalmente integrado, tal como Tiago Tomás. O conjunto de Alvalade, de resto, cumpre terça-feira a derradeira sessão de treino antes do encontro com os algarvios (quarta-feira, 21 horas, Sport TV1) no regresso ao campeonato. Vale a pena recordar que Neto e Tabata não estarão nas opções desse jogo, encontrando-se a cumprir castigo por expulsão.
Mas o lateral é apenas a primeira de várias recuperações que o Sporting tem em agenda. Pedro Porro e Feddal continuam entregues ao departamento médico, mas estão na fase final da recuperação. "O Feddal recupera bem e o Porro também", já havia adiantado Ruben Amorim após o encontro com o Casa Pia, na semana passada. Existe, assim, forte possibilidade de estarem disponíveis para o primeiro jogo de 2022, na deslocação ao Santa Clara, com data ainda a ser confirmada pela Liga, mas que será no fim de semana de 8 e 9 de janeiro. Para essa partida, Amorim também já terá Ugarte à disposição. O uruguaio testou positivo à covid-19 e entrou em isolamento, desfalcando a equipa frente ao Portimonense, mas já terá cumprido os 10 dias de isolamento quando os leões defrontarem os açorianos.
Mais complicada está a recuperação de Jovane, que continua a contas com uma lesão no ligamento colateral lateral do joelho esquerdo, contraída a 18 de novembro, frente ao Varzim. O cabo-verdiano é o caso mais complexo, sendo que não há certezas se jogará em janeiro.
Recuperações importantes para o leão, que terá seis jogos decisivos no espaço de um mês, entre eles a decisão da Taça da Liga.