
Jonas Vingegaard foi o mais rápido no contrarrelógio
AFP
Dinamarquês deu um grande passo para repetir a vitória do ano passado, ao ganhar o contrarrelógio da 16.ª etapa, com 1.38 minutos de avanço sobre Tadej Pogacar.
Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) reforçou esta terça-feira a liderança do Tour, com um triunfo claro no contrarrelógio individual que ligou Passy a Combloux, na distância de 22,4 quilómetros. O vencedor do ano passado terminou o "crono" com 01.38 minutos de vantagem sobre Tadej Pogacar (UAE Emirates), alargando o avanço na geral sobre o esloveno para 1.48 minutos.
O camisola amarela acabou a etapa em 32.36 minutos, relegando Pogacar para o segundo lugar. O belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) ficou em terceiro, a 02.51 minutos do nórdico.
Quanto aos portugueses, Rui Costa (Intermarché) foi 20.º no contrarrelógio, a 4.02 minutos de Jonas Vingegaard, enquanto Nélson Oliveira (Movistar) terminou na 79.ª posição, a 6.28 minutos. Na geral, Oliveira manteve o 52.º posto e Rui Costa subiu ao 81.º.
Na quarta-feira, Vingegaard tem uma boa vantagem para gerir na penúltima etapa de alta montanha desta Volta a França, a última nos Alpes, numa ligação de 165,7 quilómetros entre Saint-Gervais Mont-Blanc e Courchevel que inclui uma contagem de categoria especial e duas de primeira. O britânico Adam Yates (UAE Emirates), sétimo classificado no contrarrelógio, subiu a terceiro da geral, a 08.52 do líder.
