Arsenalistas resolvem o jogo em menos de uma hora e aguentam a reação final dos suecos. Mas o triunfo dos alemães na Bélgica atira minhotos para a terceira prova europeia de clubes.
Corpo do artigo
O Sporting de Braga fez o que lhe competia, batendo em casa o Malmo, mas da Bélgica não surgiram as notícias que a equipa de Artur Jorge mais desejava. Os minhotos acabaram em terceiro lugar no Grupo D da fase de grupos da Liga Europa e estão fora da competição, tendo sido despromovidos para a Liga Conferência, prova que disputarão pela primeira vez e cujo play-off de acesso aos oitavos de final decorrerá a 16 e 23 de fevereiro de 2023, com sorteio na próxima segunda-feira.
No regresso dos arsenalistas a casa, após cinco jogos seguidos fora, Artur Jorge surpreendeu ao apostar em Castro, Rodrigo Gomes e Banza, quando se esperava a entrada no onze de André Horta, Iuri Medeiros e Vitinha, trio remetido para o banco. Face à densidade competitiva, o treinador do Braga apostou na rotação, parecendo dar relevo à defesa do segundo lugar no campeonato. A equipa sabia que, antes de pensar em saber novidades do outro jogo, tinha obrigatoriamente de vencer os suecos, mas os alemães já estavam há muito tempo em vantagem no marcador na Bélgica quando os braguistas desfizeram o nulo. Perto do intervalo, Ricardo Horta aproveitou uma má interceção do guarda-redes contrário e fez o 1-0.
Apesar de o Malmo ter reentrado em jogo com uma vocação ofensiva que até não se vislumbrara, foi o Braga a aumentar para 2-0, com Álvaro Djaló, que entrara no recomeço, a marcar pela primeira vez. Cruzamento de Víctor Gómez, Banza deu um toque subtil e a bola sobrou para Djaló, que atirou sem hipóteses para o guarda-redes adversário.
Os guerreiros geriram depois a vantagem, com o foco no avolumar do resultado, mas foi o Malmo a reduzir. Tormena ainda tentou evitar o golo de Sejdiu, mas os suecos marcaram mesmo.
Nos instantes finais houve uma chance para cada equipa, com Lainez a atirar à barra e, no lado contrário, Thelin a acertar no poste. A margem mínima subsistiu e com a confirmação do triunfo alemão o Braga caiu mesmo no play-off da Liga Conferência.
Pior casa da temporada
Ao oitavo jogo oficial da época, a "pedreira" teve a menor afluência (11 805), superando a até aqui pior casa, que tinha sido a receção ao Marítimo, na terceira jornada da Liga (12 358). O Malmo contou com uma centena de adeptos.
Suecos desfalcados
Há muito sem hipóteses de ir além da fase de grupos, o Malmo apresentou-se em Braga muito desfalcado. No banco, o técnico norueguês Age Hareide teve apenas sete jogadores, incluindo dois guarda-redes.
Mais
Ricardo Horta soma e segue: 299.º jogo e 99.º golo pelo Braga. Álvaro Djaló entrou, agitou o encontro e marcou. Bons pormenores de Lainez.
Menos
O Malmo é uma equipa limitada, para estas andanças europeias. A falta de confiança de Banza e a pouca qualidade da primeira parte.
Árbitro
Atuação muito positiva da equipa de arbitragem francesa. Num jogo sem casos, seguiu de perto as incidências e disciplinarmente esteve bem.