A derrota do Moreirense, neste sábado, frente ao Gil Vicente (0-1), assegura, ao Vitória de Guimarães, pelo menos, o quinto lugar na classificação final e o consequente apuramento para as competições europeias de 2024/25. É a terceira vez seguida que tal acontece.
Corpo do artigo
Com cinco jornadas por disputar, o Vitória de Guimarães, treinado por Álvaro Pacheco, já assegurou a qualificação para as provas da UEFA da próxima época, o que sucederá pela terceira vez consecutiva, o segundo melhor registo de sempre do clube, após quatro participações seguidas, nos anos de 1990.
A derrota do Moreirense, neste sábado (0-1), em casa, frente ao Gil Vicente, em jogo da 30.ª jornada da Liga, afasta os cónegos da luta europeia. A equipa de Rui Borges mantém-se com 43 pontos, agora na sétima posição. Mesmo o Arouca, que se encontra em sexto, com 44 - empatou sexta-feira, em Vila do Conde, com o Rio Ave, a um golo - já não pode alcançar os vitorianos, que somam 57 pontos e encontram-se na quinta posição do campeonato.
No cenário menos favorável, o Vitória de Guimarães acabará assim no quinto lugar, posto que dá acesso à segunda pré-eliminatória da Liga Conferência. Mas, nesta alutra, os vimaranenses estão em condições de aspirar a mais, dado que se encontram a dois pontos de F.C. Porto e Sporting de Braga, equipas que ocupam o terceiro e quarto lugares, respetivamente, ambos com 59 pontos.