O Vitória de Guimarães venceu o F. C. Porto, por 2-1, no Dragão, neste domingo, para a 28.ª jornada da Liga. Galeno, na própria baliza, e Jota Silva, marcaram para os minhotos e Galeno reduziu, ainda na primeira parte. No segundo tempo, Pepe foi expulso e Taremi reapareceu na equipa portista, mas não evitou a derrota.
Corpo do artigo
Quatro dias após o jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, disputado em Guimarães, entre estas mesmas duas equipas e que os dragões venceram por 1-0, o reencontro decorreu neste domingo, agora para o campeonato e no Estádio do Dragão, no Porto.
O Vitória de Guimarães adiantou-se no marcador aos 12 minutos, num autogolo de Galeno, na sequência de um livre apontado por Handel. O avançado portista, num golpe de infelicidade, desviou a bola para a própria baliza.
Apesar dos esforços do F. C. Porto em procurar mudar o rumo do jogo, a equipa vimaranense elevaria a contagem após a meia hora (33 minutos), num golo apontado por Jota Silva. Bom passe de Tiago Silva, com o novo internacional português a receber bem e a bater Diogo Costa.
Ainda antes do intervalo (44 minutos), o F.C. Porto reduziu para 1-2, através de uma boa jogada. Namaso serviu bem Galeno e este diminuiu a desvantagem dos azuis e brancos no marcador.
No recomeço, o F.C. Porto insistiu no ataque, à procura do empate, mas a vantagem minhota subsistiu até final.
De salientar, no F. C. Porto, a entrada de Taremi, ao minuto 68, substituindo Pepê. O avançado iraniano havia muito tempo que não era utilizado por Sérgio Conceição.
Pouco depois (69 minutos), Pepe foi expulso (vermelho direto), aparentemente devido a protestos, deixando o F.C. Porto reduzido a dez jogadores.
Com este triunfo, o Vitória de Guimarães alcançou o Sporting de Braga, no quarto lugar, tendo ambos agora 56 pontos, a dois pontos do F.C. Porto, que permanece com 58, no terceiro posto. O desaire impede ainda os portistas de aproveitarem o desaire do Benfica frente ao Sporting, mantendo-se assim a nove pontos da segunda posição.
Veja os golos:
