O Vitória de Setúbal, histórico clube do futebol português, garantiu, neste domingo, a subida à Liga 3, após empatar (0-0) em Santarém, em jogo da fase de subida do Campeonato de Portugal. O emblema sadino está há quatro anos afastado do escalão principal, mas ainda é o sexto com mais participações na competição.
Corpo do artigo
Afastado da Liga principal desde 2019/20 e mergulhado em inúmeros problemas financeiros que o atiraram para o quarto escalão português, o Vitória Futebol Clube subiu, neste domingo, à Liga 3, dando um passo em frente, no processo de reabilitação desportiva.
Em jogo da quarta jornada da série 2 da fase de subida do Campeonato de Portugal, a equipa do Bonfim empatou (0-0), no reduto do União de Santarém, garantindo, a duas jornadas do fim, a subida à Liga 3, pois lidera a competição com seis pontos de avanço sobre o terceiro, que é precisamente a equipa escalabitana, com quem ficou em vantagem no confronto direto. Já o Lusitânia dos Açores está em segundo lugar, a um ponto dos sadinos, devendo também alcançar a promoção.
Com cerca de quatro centenas de adeptos nas bancadas, o Vitória de Setúbal, sob o comando de José Pedro, aguentou o suficiente nulo e, no final do jogo, festejou a ambiconada subida.
Apesar de ausente da Liga há quatro épocas consecutivas, o Vitória de Setúbal ainda é o sexto clube com mais presenças no campeonato (72), apenas atrás dos três grandes (90 cada), Vitória de Guimarães (79) e Belenenses (77).