A equipa austríaca é estreante na Liga Europa, mas o Vitória S.C. chegou aos Alpes cheio de cautelas. "Nestes anos já aprendi que não há favoritos. Vamos para ganhar, mas não somos favoritos", afirma Júlio Mendes, presidente do clube minhoto.
Corpo do artigo
A eliminatória oporá o Vitória S.C., 108.º do ranking da UEFA, a uma equipa sem qualquer registo nas competições europeias. O SC Altach subiu à Bundesliga austríaca em 2013-14 e conseguiu, na última época, um inesperado terceiro lugar, façanha inédita para uma equipa em estreia na elite do futebol austríaco.
A equipa do Vitória de Guimarães atterou a Innsbruck ao início desta tarde de quarta-feira. Amanhã (18 horas/SportTv 2), comparecerá no Estádio Tivoli para jogar a primeira mão da terceira pré-eliminatória.
O voo que saiu do Porto pelas 9.30 horas pousou no aeroporto de Innsbruck pelas 12.30 horas. Os jogadores seguiram imediatamente para um hotel da capital do Tirol, para algumas horas de repouso. Ainda hoje, ao final da tarde, à mesma hora do desafio de amanhã, a equipa minhota fará o treino de adaptação ao relvado do Tivoli Stadium e também os derradeiros ensaios táticos.
O treinador do Vitória, Armando Evangelista, ainda ponderará sobre o "onze" titular. Uma mexida será obrigatória, porque o defesa central Josué está a caminho do Bordéus e já não viajou para a Áustria. Ao lado de João Afonso deverá jogar o veterano Moreno.
Dos cinco reforços incluídos na escala de 19 jogadores, pelo menos três deverão fazer a estreia com a camisola vitoriana: Tozé e Montoya, no meio-campo; e Henrique Dourado, na ponta do ataque, embora este centroavante brasileiro (ex-Cruzeiro) não tenha mais que uma semana de treinos no clube minhoto. Outros novos novos recrutas, o defesa central Pedro Henrique e o atacante Licá, também estão de prevenção.
O vencedor deste duelo (segunda mão em Guimarães, a 6 de agosto) apura-se para o "play-off", último filtro para a fase de grupos da Liga Europa.