Vitória do Sporting sobre o Manchester City ajuda pouco Portugal no ranking da UEFA
Apesar do grande impacto, o triunfo do Sporting na quarta jornada da Liga dos Campeões não valeu uma aproximação aos Países Baixos nem a França, tendo em conta o objetivo de Portugal voltar a ter três equipas na Champions.
Corpo do artigo
A vitória impactante do Sporting sobre o Manchester City (4-1), na quarta jornada da Liga dos Campeões, não mexeu quase nada com as aspirações de Portugal em ultrapassar os Países Baixos e recuperar o sexto lugar no ranking da UEFA.
O triunfo leonino no último jogo de Ruben Amorim em Alvalade, e com um hat-trick de Gyokeres, valeu a Portugal a conquista de 0.400 pontos, mas a redução da desvantagem em relação aos Países Baixos foi de apenas 0.067 pontos, já que o PSV também derrotou o Girona (4-0) na terça-feira, também para a Champions. Os neerlandeses têm seis equipas nas provas europeias e por isso são prejudicados, razão pela qual o vitória do PSV rendeu apenas 0. 333 pontos aos Países Baixos. De acordo com o site da UEFA, nesta altura Portugal soma 52.216 pontos, enquanto os Países Baixos contam 55.733.
No entanto, a diferença pontual tem vindo a ser reduzida ao longo desta época. Em 2024/25, Portugal já conquistou 6.200 pontos, contra 3.833 dos Países Baixos.
Por outro lado, e apesar da vitória do Sporting sobre o Manchester City, Portugal até se atrasou em relação a França, atualmente quinta classificado. Isto porque na terça-feira, o Lille empatou com a Juventus (1-1) e o Mónaco venceu o Bolonha (0-1), resultados que garantiram a França a conquista de 0.429 pontos.