O Vitória de Guimarães garantiu, este sábado, a presença na fase final da Taça da Liga, após o triunfo na receção ao Sporting da Covilhã, por 3-0, que lhe permitiu vencer o grupo B.
Corpo do artigo
Graças ao bis de Davidson, aos 66 e 86 minutos, e ao golo de Léo Bonatini, aos 72, os vimaranenses desbloquearam um jogo em que o adversário se revelou organizado defensivamente e chegaram aos sete pontos, superando Benfica (três) e Vitória de Setúbal (dois), que empataram (2-2) e ainda os serranos (também dois).
Apesar de já ter chegado às meias-finais da prova na época 2008/09, a formação minhota vai competir pela primeira vez no formato "final four", entre 21 e 25 de janeiro de 2020, em Braga, e aguarda o desfecho do jogo do Grupo D entre Desportivo de Chaves e F. C. Porto, no domingo, às 19.15 horas, para conhecer o adversário.
Com elementos habitualmente titulares sobre o relvado, a turma vimaranense acercou-se cedo da área contrária e tentou o golo em remates ao lado de Al Musrati, aos três minutos, de Pedro Henrique (sete), Pepe (13) e Léo Bonatini (18).
No primeiro jogo sob o treinador interino Paulo Gomes, os 'leões da serra' começaram, a partir dos 20 minutos, a tapar melhor os caminhos da sua baliza e a subir no terreno com passes precisos e rápidos, tendo criado perigo na sequência de uma falha de Tapsoba, aos 25, e de um remate ao lado de Jaime Simões, aos 28.
Os anfitriões retomaram o controlo do encontro a partir da meia hora, mas com uma circulação de bola lenta e previsível, incapaz de abanar a muralha serrana.
Ao ver a equipa bloqueada na construção ofensiva, o técnico vitoriano, Ivo Vieira, mudou o sistema tático para 4x4x2 aos 59 minutos, com a entrada de Bruno Duarte, e o golo acabou por aparecer sete minutos depois, com Davidson a finalizar à meia volta, após lance individual de Marcus Edwards.
Com o Sporting da Covilhã incapaz de reagir à desvantagem e assumir o jogo, os minhotos continuaram avançados no terreno e conseguiram ainda mais dois golos, com duas assistências de Sacko: um por Léo Bonatini, num remate de primeira rasteiro, e outro por Davidson, também de primeira, mas ao ângulo superior esquerdo.
Ficha de jogo:
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória de Guimarães - Sporting da Covilhã, 3-0. Ao intervalo: 0-0. Marcadores: 1-0, Davidson, 66 minutos; 2-0, Léo Bonatini, 72; 3-0, Davidson, 86.
Vitória de Guimarães: Douglas, Sacko, Tapsoba, Pedro Henrique, Florent, Al Musrati, Pepe (André Pereira, 88), João Carlos Teixeira (Bruno Duarte, 59), Marcus Edwards, Davidson e Léo Bonatini (Dénis Poha, 79). Treinador: Ivo Vieira.
Sporting da Covilhã: Bruno Bolas, Tiago Moreira, Jaime Simões, Brendon, Daniel Martins, Gilberto, Guilherme Rodrigues, Jean Batista (Bonani, 69), Adriano Castanheira, Mica Silva (Deivison, 85) e Santiago da Silva (Kukula, 42). Treinador: Paulo Gomes.
Árbitro: Rui Costa (Associação de Futebol do Porto). Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Guilherme Rodrigues (90) e Al Musrati (90+3). Assistência: 7.191 espetadores.
Veja o resumo do jogo:
https://www.vsports.pt/embd/56003/m/593942/jn/89417c03c4a35b2e11744fa7a5b648bd?autostart=false