Acompanhada por jogadores e equipa técnica, Rute Cardoso esteve no memorial a Diogo Jota e André Silva, junto ao estádio Anfield. A dor da despedida uniu família, clube e adeptos, esta sexta-feira, em Liverpool.
Corpo do artigo
Dois dias depois da missa de sétimo dia celebrada na Igreja Matriz de Gondomar, Rute Cardoso, mulher de Diogo Jota, deslocou-se esta sexta-feira a Anfield, estádio do Liverpool FC, para prestar homenagem ao avançado português e ao seu irmão, André Silva.
A visita, marcada por forte emoção, contou com a presença de vários elementos do plantel e da equipa técnica dos "reds", incluindo o treinador Arne Slot e o capitão Virgil van Dijk.
A missa de sétimo dia, que decorreu esta quarta-feira em Gondomar, também contou com a presença jogadores do Liverpool que, apesar da polémica ausência no funeral, quiseram prestar homenagem aos irmãos. Entre eles estiveram o extremo colombiano Luis Díaz e o guarda-redes Alisson, que não puderam estar presentes nas cerimónias fúnebres por motivos pessoais, mas estiveram na missa para homenagear Jota e André.
No exterior da Igreja Matriz, cerca de 100 pessoas prestaram homenagem aos irmãos, numa demonstração de carinho e respeito que se estendeu até esta sexta-feira, em Liverpool.
No memorial improvisado junto ao estádio Anfield, Rute Cardoso foi recebida pelos jogadores do Liverpool que depositaram flores em memória dos dois irmãos. Entre os presentes estiveram Curtis Jones, Alexis Mac Allister, Joe Gomez, Luis Díaz, Kostas Tsimikas e Virgil van Dijk, que foi fotografado visivelmente comovido ao colocar as suas flores.
Recorde-se que Diogo Jota e André Silva morreram tragicamente no passado dia 3 de julho, na sequência de um acidente de viação em Espanha, após um rebentamento de pneu. Os irmãos seguiam para apanhar um ferryboat rumo ao Reino Unido, onde Jota se preparava para o início da pré-temporada.
No sábado, dia 5 de julho, decorreram as cerimónias fúnebres na Igreja Matriz de Gondomar, terra natal da família, onde uma delegação do Liverpool esteve presente, liderada por Virgil van Dijk e Andy Robertson. Estes transportaram coroas de flores com os números das camisolas de Diogo e André, numa homenagem sentida que contou com a presença de centenas de pessoas.
Em Liverpool, o sentimento de perda tem sido profundo. Milhares de adeptos deslocaram-se a Anfield para prestar homenagem e deixar mensagens no memorial dos irmãos. Personalidades do clube, como Steven Gerrard e Jordan Henderson, também marcaram presença, mostrando a ligação afetiva que unia os jogadores ao clube e à cidade.
O Liverpool FC anunciou a retirada da camisola número 20 em memória de Diogo Jota, num gesto que simboliza a enorme marca deixada pelo jogador dentro e fora dos relvados.
A decisão de retirar a camisola foi tomada depois de o clube conversar com a viúva de Diogo Jota, e os pais deste, Isabel e Joaquim, que também viajaram até Merseyside, para se unirem no tributo dos adeptos à porta do Anfield.
A memória de Diogo e André permanece assim viva, unindo família, clube e adeptos num tributo de amor, respeito e saudade.