O que começou de uma forma meramente escolar, tornou-se num projeto que já dá cartas a nível europeu. Conheça o Clube de Voleibol do Agrupamento de Escolas Madeira Torres.
Corpo do artigo
O Clube de Voleibol do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, em Torres Vedras, é um projeto que, como tantos outros, teve um início, em 2014, no âmbito escolar. Faz agora 10 anos que Carlos Capela, na altura professor de educação física na Escola Secundária Madeira Torres, montou as fundações para o clube se começar a formar. Reuniu um grupo de alunas que tinham interesse no voleibol e começou por inscrever as equipas nos campeonatos locais de desporto escolar. A dedicação inicial teve frutos em forma de resultados e alguns anos depois começaram a surgir as medalhas e os troféus. E promete continuar.
O grupo inicial de atletas, o qual Carlos Capela intitula como "fundadoras", construiu uma reputação notável no panorama nacional da modalidade enquanto desporto escolar, mas não se ficou por aí. Em 2018, a equipa foi convidada para um torneio nos Açores, no qual estavam inscritas bastantes equipas federadas. À chegada e quando questionado, pelo organizador, se o Madeira Torres era um clube federado, Carlos Capela apercebeu-se do que havia acontecido: "É uma história engraçada. A organização do torneio convidou-nos sem querer. O convite surgiu depois de alguns bons resultados a nível nacional, mas sempre no âmbito escolar. O engano serviu de clique para nos federarmos e começarmos a querer algo mais", explicou, ao JN.