Confirmação foi dada este sábado ao JN pelo presidente da Câmara, António Silva Tiago. Prova vai arrancar na cidade maiata e terminar em Lisboa.
Corpo do artigo
A edição do próximo ano da Volta a Portugal vai começar na Maia, num arranque de prova inédito. A confirmação foi dada ao JN pelo presidente da autarquia, António Silva Tiago, na partida da 9:º etapa da prova que este sábado iniciou na cidade maiata.
"Somos uma cidade do desporto e o ciclismo é uma das modalidades do povo, que traz as pessoas para a rua. Por isso, estamos muito entusiasmados em receber o arranque da etapa de hoje, mas já a preparar o próximo ano em que temos combinado com a organização receber o início da Volta a Portugal, com prólogo nas ruas da Maia", disse ao JN Antonio Silva Tiago.
Desde 1956 que a Maia acolhe etapas da Volta a Portugal e o autarca sublinhou essa ligação do concelho com a modalidade.
"O ciclismo na Maia tem muito testemunho. Há vários anos tivemos um maiato, o Fernando Moreira de Sá, que ganhou uma Volta a Portugal como corredor do F.C. Porto, e, depois, a equipa da União Ciclista da Maia, que conquistou vários títulos", lembrou.
António Silva Tiago destacou ainda que a aposta em eventos desportivos de grande dimensão como a Volta a Portugal fazem parte da estratégia de promoção económica e turística do concelho.
"Somos o quarto concelho mais exportador do país, o primeiro da área metropolitana do Porto e o segundo da região Norte. Mas, economia também se faz com iniciativas destas que promovem o território", concluiu.
Assim, a edição de 2025 arrancará na Maia e vai terminar em Lisboa, tal como o JN também já tinha adiantado, naquele que será um percurso com um figurino inédito.