A União Ciclista Internacional (UCI) divulgou o calendário de provas de estrada para 2025 e a 86ª Volta a Portugal vai estar na estrada de 30 de julho a 10 de agosto.
Corpo do artigo
A “Portuguesa” será a última das provas de cariz internacional que se realizam no nosso país, no setor masculino, tendo o início marcado para a cidade da Maia, com a disputa do prólogo e final em Lisboa com a realização de um contrarrelógio. O dia de descanso com a realização da Etapa da Volta, destinada aos praticantes amadores, realiza-se em Viseu.
A edição deste ano da Volta a Portugal, que terminou na “Cidade de Viriato”, foi ganha por Artem Nych (Sabgal/Anicolor).
A Volta a Portugal realiza-se entre o Tour de France, que se disputa entre 5 e 25 de julho, e a Vuelta à Espanha que está agendada para 23 de agosto a 12 de setembro. O calendário da UCI, do Worldtour, volta a fazer coincidir a “Portuguesa” com a Volta à Polónia, que vai para a estrada de 4 e 10 de agosto.
Além da Volta a Portugal, a UCI também já confirmou as datas das outras provas internacionais realizadas em território luso: Figueira Champions Classic (16 de fevereiro), Volta ao Algarve (19 a 23 de fevereiro), Clássica da Arrábida (23 de março), Volta ao Alentejo (26 a 30 de março), GP Beiras e Serras da Estrela (23 a 25 de maio), Campeonatos Nacionais de Estrada (22 a 25 de junho), GP Torres Vedras-Troféu Joaquim Agostinho (10 a 13 de julho).
No site oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo não existe qualquer referência ao calendário de provas de estrada com a classificação internacional para 2025.