Conjunto azul e branco já contratou nove ciclistas, a maior parte jovens com menos de 23 anos, num grupo que será complementado com a experiência dos espanhóis Javier Moreno e Héctor Saez, ambos ex-Glassdrive/Anicolor. Equipa, agora orientada por Valter Sousa, estará na estrada já na próxima época de 2023.
Corpo do artigo
A reformulação total do projeto de ciclismo da W52/F.C. Porto já está em marcha, com a composição da nova equipa que vai competir na categoria sub-23, e que já tem nove ciclistas assegurados e um novo diretor desportivo. Valter Sousa, de 48 anos, será o responsável técnico para a nova temporada de 2023, e com um grupo praticamente formado, apostando numa base de corredores entre os 18 e 22 anos, vindos de equipas de clube, complementada com dois ciclistas mais experientes.
Os espanhóis Javier Moreno (38 anos) e Héctor Sáez (29), ambos ex-Glassdrive/Q8/Anicolor, aceitaram o repto de integrar este projeto e passar ensinamentos. "É uma responsabilidade motivadora ajudar estes jovens a afirmarem-se no ciclismo. Os adeptos têm de ter paciência porque os resultados não podem aparecer no imediato, mas seremos competitivos", disse Moreno. Já o português José Dias, de 22 anos, que veio da equipa Porminho, lembrou que "em Portugal não há muitos projetos que ofereçam tão boas condições de trabalho para jovens ciclistas", garantindo que o grupo "tem qualidade para já esta época surpreender em algumas provas".
Sendo uma equipa da categoria sub-23, a formação azul e branca não poderá participar nas Volta a Portugal e Algarve, mas fará, de resto, quase todo o calendário nacional. "Estes jovens terão tantos dias de competição como uma equipa de elite. Além disso, terão condições logísticas e de acompanhamento que poucas formações em Portugal podem oferecer", disse o diretor desportivo Valter Sousa, garantindo que as palavras de ordem são "trabalho e seriedade". "Nesta fase, os resultados não são o mais importante, mas seremos competitivos e vamos aproveitar as oportunidades que surgirem", completou o técnico, revelando que o grupo pode ser alargado até 11 ciclistas.
Já Adriano Quintanilha, principal responsável da equipa, assumiu uma rotura total com os casos de doping de alguns ex-corredores. "Este é um novo capítulo para a W52/F.C. Porto, centrado na formação de jovens, e que me está a dar muito gosto. Queremos formar campeões, mas sobretudo, os homens do futuro", disse o empresário.
Lista dos ciclistas contratados:
Javier Moreno - Espanha - 38 anos - ex-Glassdrive/Anicolor
Héctor Sáez - Espanha - 29 anos - ex-Glassdrive/Anicolor
José Dias - Portugal - 22 anos - ex-Porminho
Rui Silva - Portugal - 21 anos - ex-Porminho
Diogo Saleiro - Portugal - 19 anos - ex-ACDC Trofa
Sérgio Saleiro - Portugal - 19 anos - ex-ACDC Trofa
Tiago Clemente - Portugal - 19 anos - ex-Alenquer/Anipura
Diogo Mendes - Portugal - 18 anos - ex-Póvoa Cycling
Pedro Pinto - Portugal - 18 anos - ex-ACR Roriz/Landeiro