O Calvário Várzea Clube de Ciclismo, que com o apoio da W52 e do F. C. Porto, tinha a equipa profissional de ciclismo, vai mudar de rumo na direção do projeto, e criar, já no próximo ano, uma academia de formação, abandonando, por enquanto, a presença no pelotão nacional.
Corpo do artigo
A W52/F.C. Porto vai regressar à estrada em 2023, mas desta feita com um projeto de formação, através de uma academia para jovens, numa primeira fase, até aos 16 anos, abandonando, nos próximos anos, o ciclismo profissional.
"Face a tudo que aconteceu no seio da equipa, vamos virar a página e começar por baixo, seguindo um novo rumo, com a criação de uma academia com jovens. Vamos trabalhar com eles desde tenra idade, com uma mentalidade de disciplina, treino, rigor e boas práticas", disse, ao JN, Jorge Henriques, responsável técnico do clube.
O diretor-desportivo explicou que o projeto "vai começar nos escalões de benjamins, iniciados e juvenis, e talvez numa outra fase cadetes e juniores, com o objetivo de fazer um projeto de formação completo até sub-23".
"Queremos limpar a nossa imagem, e credibilizar o clube, cumprindo com o compromisso assumido com instituições como a ADOP e Federação Portuguesa de Ciclismo de formar melhor os nossos jovens, longe deste flagelo do doping que assola o desporto", disse Jorge Henriques.
O responsável garantiu que neste "virar de página" a W52 e F. C. Porto "apoiam totalmente este projeto de formação e, sobretudo, de renovação em prol do ciclismo, formando bem, com tempo e qualidade, para que tenhamos melhores atletas e melhores pessoas na sociedade".
Quanto à equipa profissional, Jorge Henriques lembra "que há ainda questões que estão a ser tratadas pela justiça", mas que o clube já tomou medidas com os atletas que foram suspensos preventivamente, rescindindo os seus contratos.
"Os atletas que foram visados no processo têm o direito da presunção de inocência, pois não foram condenados. Mas segundo o código de ética do clube, os seus contratos foram rescindidos. Tomamos, ainda, a decisão que quem esteve envolvido neste processo não fará parte do futuro do clube", vincou Jorge Henriques.
A nova academia de formação W52/F.C. Porto vai abrir as inscrições a partir de setembro e está aberta a receber todos os jovens que se queiram juntar ao projeto.