Avançado brasileiro falou sobre a passagem no F. C. Porto, em 2010/11, lamentando não ter percebido bem certos detalhes contratuais devido às diferenças cambiais, atitude que alega lhe ter custado milhares de euros
Corpo do artigo
Walter Henrique da Silva, futebolista brasileiro que representou o F. C. Porto na época 2010/11, tendo depois somado vários empréstimos até à desvinculação dos azuis e brancos, recordou a passagem por Portugal, em entrevista ao "Globoesporte".
"Senti o peso do que é estar à margem de tudo, de não entender as coisas direito", afirmou o jogador, atualmente com 33 anos, que em 2023 já representou dois clubes brasileiros (Afogados da Ingazeira e Pelotas).
"Fui vendido por um valor. Disseram-me outro. Menor. Tipo assim: prometeram-me um salário de 30 mil euros e recebia 15 mil... Prometeram uma 'luva' de 500 mil reais. Não me pagaram até hoje. 'Ah, Walter, por que não cobraste? Não questionaste?' Eu não sabia quanto valia o euro, 'cara'. Dizia: 'que moeda é essa? Que moeda é o dólar?' Mas jogar no F. C. Porto, naquele momento, bastava. Dividir o campo com Hulk, Falcão...", disse Walter, na referida entrevista.
Em 2012, Walter foi cedido pelo F. C. Porto ao Cruzeiro (Brasil), sendo depois sucessivamente emprestado a Goiás, Fluminense, Atlético Parananense, Paysandu e CSA, até se desvincular definitivamente dos portistas em 2018.
A condição física foi muitas vezes um entrave relevante na carreira do jogador, que acusava excesso de peso. Esteve ainda dois anos sem jogar, devido a um caso de doping.