O tenista norte-americano Andy Roddick, finalista em 2009, foi hoje eliminado nos oitavos de final de Wimbledon, ao cair surpreendentemente frente a Yen-Hsun Lu, tenista do Taiwan e 82.º do “ranking” mundial, em cinco sets.
Corpo do artigo
No All England Club, em Londres, Roddick, que já alcançou por três vezes a final do maior torneio em relva, foi derrotado pelos parciais de 4-6, 7-6 (7-3) 7-6 (7-4), 6-7 (5-7) e 9-7, num encontro que durou perto de cinco horas.
"Ele (Lu) mereceu a vitória. Fez um bom trabalho, controlou o terreno. Serviu bem melhor do que de costume. Tive os meus pontos altos, mas em três dos cinco sets o meu jogo foi horrível. O serviço entrava, mas depois a minha resposta era catastrófica", afirmou Roddick, quinto cabeça de série.
Na terceira prova do "Grand Slam", o suíço Roger Federer, primeiro cabeça de série e vencedor em 2009, qualificou-se para os quartos de final do torneio londrino, ao bater o austríaco Jurgen Melzer, 16.º, em três "sets".
Federer, que afastou o seu oponente pelos parciais de 6-3, 6-2 e 6-3, vai defrontar o checo Tomas Berdych, 12.º pré-designado, que afastou o alemão Daniel Brands.
"Gosto de defrontar jogadores, como é o caso do Melzer, que de quando em vez fazem um serviço-vólei. Isso obriga-nos a fazer bons passing-shots, o que é bom para o jogo", disse o número 2 mundial, que procura o seu sétimo título em Wimbledon.
Depois de uma maratona de cinco sets frente ao alemão Philipp Petzschner, o espanhol Rafael Nadal, líder da hierarquia, precisou hoje apenas de três para ultrapassar o francês Paul-Henri Mathieu, por 6-4, 6-2 e 6-2, e seguir para os "quartos".
"Rafa" Nadal, campeão em Wimbledon em 2008, vai agora ter pela frente o sueco Robin Soderling, naquela que será a reedição da última final de Rolando Garros, ganha pelo espanhol.
Soderling, sexto pré-designado, 'suou' para afastar o espanhol David Ferrer, vencendo em cinco "sets", com os parciais de 6-2, 5-7, 6-2, 3-6 e 7-5.
No quadro feminino, Serena Williams, número 1 mundial e detentora do título, eliminou a russa Maria Sharapova, campeã em 2004, e seguiu para os "quartos", ao vencer por 7-6 (11-9) e 6-4.
A norte-americana vai agora encontrar a chinesa Na Li, que bateu a polaca Agnieszka Radwanska pelos parciais de 6-3 e 6-2.
Num confronto entre belgas e antigas número 1 do Mundo, Kim Clijsters, oitava cabeça de série e que já não disputava Wimbledon desde 2006, bateu a compatriota Justine Henin, por 2-6, 6-2 e 6-3.
Pelo caminho ficou a dinamarquesa Caroline Wozniacki, terceira cabeça de série, facilmente derrotada nos oitavos pela checa Petra Kvitova, por 6-2 e 6-0.