A olimpica Yolanda Hopkins vai ser a primeira surfista portuguesa a participar no circuito principal feminino, após garantir a subida com o apuramento para as meias-finais do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, prova das Challenger Series da Liga Mundial.
Corpo do artigo
Com a presença nas semifinais, após eliminar a australiana Ellie Harrison, ao totalizar 10,67 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (6,17 e 4,50), contra os 10,07 (5,50 e 4,57) da adversária, Hopkins, de 27 anos, assegurou matematicamente um lugar entre as sete primeiras classificadas das Challenger Series - ocupa o segundo lugar, atualmente - e com isso a promoção à elite mundial da modalidade..
È a primeira lusa a conseguir tal feito, sendo que no setor masculino Portugal já teve no passado dois representantes no Championship Tour, Tiago Pires e Frederico Morais. Mas Yolanda Hopkins deve ter companhia de mais compatriotas no circuito mundial em 2026. É que Francisca Veselko, atual quarta do ranking, após ser eliminada na segunda ronda no Saquarema Pro, está também muito perto de garantir a subida. Teresa Bonvalot também segue na luta, ainda que tenha descido de oitava para 11.ª na classificação do campeonato, quando ainda faltam disputar duas provas, marcadas para o início de 2026, no Havai (Estados Unidos) e em Newcastle (Austrália).
A algarvia Yolanda Hopkins vai defrontar a experiente australiana Sally Fitzgibbons (ex-top mundial) nas meias-finais da prova brasileira, enquanto a outra vaga na discussão do título colocarfrente a frente as irmãs bascas Annette e Janire Gonzalez Etxabarri.
O Saquarema Pro, que se realiza na Praia de Itaúna, no Rio de Janeiro, Brasil, é a quinta e penúltima etapa das Challenger Series, que oferecem as vagas de acesso para o circuito mundial de 2026, 10 para a competição masculina, e sete para a feminina, com o período de espera a decorrer até 19 de outubro.