Que final dramático na última jornada do Grupo B. A Croácia esteve a vencer a Itália até aos 90+7 minutos, mas um golo incrível de Zaccagni garantiu o empate da Itália, com o campeão europeu a assegurar o segundo lugar e respetivo apuramento. Os croatas têm de esperar para ver se são uns dos melhores terceiros.
Corpo do artigo
Luka Modric tornou-se no jogador mais velho da história a marcar em Europeus, com o tento do capitão a deixar a Croácia com um pé nos oitavos de final, mas a Itália não desistiu e chegou ao empate a 40 segundos do final dos oito minutos de compensação dados pelo árbitro. A Squadra Azzurra vai defrontar a Suíça nos oitavos de final do Euro 2024.
A precisar de vencer para chegar ao segundo lugar, a Croácia viu Donnarumma negar o golo a Sucic logo no arranque do encontro, mas, aos poucos, a Itália começou a dominar: Retegui cabeceou por cima e Bastoni proporcionou uma grande defesa a Livakovic.
Os croatas voltaram do intervalo com mais pendor ofensivo e, no espaço de pouco mais de um minuto, o Estádio de Leipzig viveu emoções muito fortes. Aos 52, o VAR alertou o árbitro para um possível penálti por mão de Frattesi, que tinha sido lançado por Luciano Spalletti para a segunda parte.
Depois de ver as imagens, o juiz confirmou o castigo máximo, mas, na conversão, Modric permitiu uma grande defesa de Donnarumma. O desespero croata não demorou a transformar-se em alegria. O guarda-redes transalpino ainda fez mais um milagre ao defender um remate de Budimir, mas Modric estava no sítio certo para se redimir e abrir o marcador.
O despertador italiano tocou, a Squadra Azzurra lançou-se ao ataque, mas os croatas cerraram as linhas e só tiveram de sobreviver a um verdadeiro susto, quando Scamacca chegou atrasado a um cruzamento da direita de Chiesa, até que um incrível remate de Zaccagni, aos 90+8 minutos, ditou o 1-1 final.
Com apenas dois pontos conquistados em três jogos, a Croácia já sabe que, por exemplo, está em desvantagem em relação à Hungria (três pontos) na corrida por uma das quatro vagas abertas aos terceiros classificados.