Do alto dos seus 2,24 metros de altura, Zach Edey dominou o basquetebol universitário nos últimos dois anos, mas está longe de ser um dos favoritos para ser escolhido na primeira ronda do "draft" da NBA.
Corpo do artigo
Mede uns impressionantes 2,24 metros, foi eleito por duas vezes o melhor jogador do ano no basquetebol universitário (NCAA), um feito apenas igualado pelas lendas Bill Walton e Ralph Sampson, e terminou o ano com médias de praticamente 30 pontos, 12 ressaltos e dois desarmes de lançamento por jogo. Ainda assim, dificilmente será escolhido na primeira ronda do "draft" da NBA. Tudo em Zach Edey é, de facto, inusitado.
Natural de Toronto, no Canadá, experimentou, durante a adolescência, modalidades como o basebol, o futebol ou o ténis, mas foi no basquetebol que escolheu fazer carreira. O tempo confirmou que a escolha foi a mais acertada.
Aos 21 anos, Zach Edey é um jovem com uma condição física ímpar, pelos seus improváveis 2,24 metros de estatura, que tem sabido usar em seu favor de forma exímia junto das duas tabelas.
Pela Universidade de Purdue, do estado do Indiana, acumulou diversas distinções individuais e, este ano, ajudou a sua equipa a chegar à final 4 da Liga da NCAA, conquistada pela Uconn, do Connecticut, adversário contra o qual somou 37 pontos e 10 ressaltos. Pelo meio, ajudou o Canadá a conquistar a medalha de bronze no Mundial de basquetebol, disputado nas Filipinas, Japão e Indonésia, no ano passado.
Este percurso parece ser um garante de sucesso para a carreira de Zach Edey, mas o poste está longe de ser uma escolha consensual para os olheiros das equipas que disputam a NBA. Na melhor das hipóteses, de acordo com as previsões dos media norte-americanos especializados na matéria, Zach poderá ser escolhido no 22.º lugar, ou seja, apenas na segunda ronda.
O que explica isto? Em primeiro lugar, os principais favoritos a serem as primeiras escolhas no "draft" jogam em competições fora dos Estados Unidos da América. É o caso do francês Zaccharie Risacher, de 19 anos, extremo dos gauleses do Bourg-en-Bress, que surge a concurso com ritmo da Eurocup.
O compatriota Alexandre Sarr, poste de 26 anos, que atua nos australianos dos Perth Wildcats, é outro dos favoritos a figurar entre as primeiras escolhas do draft, tal como o sérvio Nikola Topic, jovem base, de 18 anos, que atua no Estrela Vermelha, da Euroliga.
Do rol de candidatos vindos dos basquetebol universitário norte-americano, o extremo Dalton Knecht (Tennessee) e os bases Rob Dillingham e Reed Sheppard (ambos de Kentucky) são aqueles que têm maiores probabilidades de virem a ser recurtados na primeira ronda do "draft".
Os especialistas veem nas especificidades físicas de Zach Edey, imponentes mas que o tornam num jogador mais "pesado" e menos ágil, um possível entrave a uma adaptação bem-sucedida à alta intensidade que carateriza as partidas da NBA.
Apesar de tudo, o mais provável é ver o poste canadiano estrear-se no mais mediático campeonato de basquetebol do mundo já na próxima época. Dado esse passo, a realidade irá tratar de mostrar se os receios dos olheiros em torno de um jogador com caraterísticas tão singulares quanto as de Zach são fundados.