O namoro tem alguns meses, mas a reabertura do mercado de transferências agudizou o desejo do Barcelona e Real Madrid em "reservar" Fábio Silva, promissor avançado de 17 anos que esta época se estreou na equipa A.
Corpo do artigo
Os dois colossos de Espanha, apurou o JN, terão encetado contactos no intuito de perceber as condições de um potencial negócio, que poderia, nesta fase, ir até à fasquia dos 50 milhões, mas, segundo fonte próxima do processo, não chegou à SAD qualquer proposta oficial.
O Barcelona, à boleia do negócio Trincão, terá perguntado ao superagente Jorge Mendes a possibilidade de resgatar Fábio Silva ao clube azul e branco. Neste caso, o jogador, que é agenciado pela STV, continuaria a evoluir na Invicta e só no final da época é que seguiria para a Catalunha.
O Real Madrid estaria disposto a ir mais longe, contratando já o jovem promissor para encaixá-lo na equipa B (Castilla) e assim acelerar o processo de adaptação ao futebol espanhol e a uma nova realidade. Uma estratégia idêntica à utilizada com a jovem pérola brasileira que o clube merengue acaba de contratar ao Flamengo: o avançado Reinier.
Atendendo ao atual contexto desportivo, onde Fábio Silva tem sido pouco utilizado, o Real Madrid entende que esta seria a melhor forma de potenciar um jogador ao qual reconhece elevada margem de progressão.
Ao F. C. Porto, como se referiu, não chegou, de facto, nenhuma proposta oficial, mas, sabe o JN, à cúpula portista basta dar um sinal para que essa proposta surja em cima da mesa. O que ainda não aconteceu, até porque os responsáveis depositam muita confiança na evolução do jogador e não querem abdicar de uma das "pérolas" da geração Youth League, que conquistou a Champions na época passada.
Fábio Silva, que esta época leva 17 jogos e três golos, num total de 497 minutos na equipa A, renovou contrato ainda esta época, estando vinculado até 2022 e blindado com uma cláusula de rescisão de 125 milhões, a mais alta de sempre no futebol português.
Por dentro
Trio em risco
Alex Telles, Corona e Soares estão à bica e falham a receção ao Benfica se virem o cartão amarelo com o Vitória de Setúbal. Antes do clássico, há jogo da Taça com o Académico de Viseu.
Zé Luís de volta
O avançado cabo-verdiano deixou de integrar o boletim clínico, mas ainda treina de forma condicionada. Pepe, Nakajima, Danilo e Aboubakar continuam a efetuar tratamento.
Carlinhos avisa
O médio quer quebrar o jejum no Bonfim. "Quase 37 anos sem ganhar ao F. C. Porto? Não sabia. É mais um incentivo para levarmos lá para dentro", diz.