Benfica SAD: "Rei dos Frangos" força entrada de Pires de Andrade na administração

Rui Costa, presidente do Benfica
Gerardo Santos / Global Imagens
Sociedade que gere o futebol das águias amplia conselho de administração para nove membros e vai responder com a criação de conselho executivo para isolar elemento indicado por José António dos Santos, o maior acionista individual e amigo do ex-presidente Luís Filipe Vieira.
A administração da SAD, agora com nove elementos, vai criar um conselho executivo, mais restrito, para filtrar e controlar a informação sensível da sociedade e isolar António Pires de Andrade, o representante de José António dos Santos, eleito, esta segunda feira, em Assembleia Geral com os votos do empresário. A opção, tal como o JN adiantou oportunamente, integra a estratégia para combater a desconfiança dos representantes do clube para com o "Rei dos Frangos" e a ligação a Luís Filipe Vieira.
Rui Costa, Domingos Soares de Oliveira, Luís Mendes, Gabriela Martins Camara Pestana (advogada e especialista em compliance) e Lourenço Coelho - antigo diretor-geral e agora administrador - devem fazer parte, ao que tudo indica, desse núcleo restrito.
A Assembleia Geral aprovou a recomposição da administração de seis para nove membros, de forma a acolher a entrada do representante de José António dos Santos e manter as regras de paridade de género, que exigem um mínimo de 33% de elementos do sexo feminino. Maria Rita Sampaio Nunes juntou-se, assim, a Maria Gabriela Câmara Pestana e Maria Pinto Correia, já sugeridas na reunião anterior.
Lourenço Coelho, antigo diretor-geral da sociedade, e António Pires de Andrade completam o novo Conselho de Administração, que, além de Rui Costa e Domingos Soares de Oliveira já apresentava os "vices" Luís Mendes e Manuel Brito.
O nome de Rui do Passo, "vice" suplente do clube sugerido pela Direção, acabou por cair, face à eleição de Pires de Andrade.
