Brasileiro deve ser hoje oficializado como reforço. Cláusula podia ter permitido a saída do Shakhtar a custo zero.
Corpo do artigo
David Neres vai ser o quarto reforço do plantel dos encarnados - depois de Ristic, Musa e Bah - e até já deve ser hoje oficializado. O extremo, que chega do Shakhtar Donestk, vai assinar um contrato de cinco temporadas e, sabe o JN, aceitou baixar, e muito, o salário anual - no clube ucraniano auferia cerca de 3,4 milhões de euros líquidos - para se vincular ao Benfica. O vencimento proposto será ligeiramente acima dos dois milhões de euros líquidos, ao nível da remuneração de Everton, jogador que deixou a Luz para se vincular ao Flamengo e permitiu a transferência do compatriota.
David Neres chega à Luz num processo tratado pelo diretor desportivo Rui Pedro Braz junto do Shakhtar Donestk. As águias fizeram valer parte do crédito que detinham pela transferência de Pedrinho para o clube ucraniano - cerca de 15 dos 18 milhões de euros iniciais. O valor exato da operação, contudo, será comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Ao que o JN apurou, o contrato do futebolista, que se transferiu do Ajax para o Shakhtar Donestk ainda em janeiro, tinha uma cláusula que lhe concedia o direito a deixar o clube sem indemnização, no caso de ficar sem trabalhar mais de 60 dias devido a qualquer eventual conflito. A invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro, que se mantém até hoje, permitia ao jogador acionar essa mesma cláusula. No entanto, na prática, essa possibilidade nunca foi considerada pelo futebolista nem pelo próprio Benfica que sempre manteve a operação com o Shakhtar Donetsk por uma questão ética e moral. Juventus e Marselha foram, por outro lado, os clubes que também mostraram interesse no atacante, que chegou ontem ao aeroporto de Lisboa.
Depois do fecho do dossiê, o Benfica centra esforços em pressionar o Sp. Braga para garantir a contratação de Ricardo Horta. A SAD ofereceu dez milhões de euros pelo futebolista e, sabe o JN, pondera subir ligeiramente o montante ou utilizar jogadores de forma a seduzir os minhotos. Por outro lado, as águias contam também com o esforço de Ricardo Horta que deseja vir para a Luz e vai tentar sensibilizar os dirigentes minhotos para que o negócio seja concretizado.