
Taremi e Sérgio Oliveira no último treino dos dragões antes do jogo com o Atlético de Madrid
Ivan del Val / Global Imaens
F. C. Porto e Atlético de Madrid decidem o segundo lugar do Grupo B, que dá acesso aos oitavos de final da Champions
O F. C. Porto decide esta terça-feira (20 horas, Eleven Sports 1) a continuidade na Champions, num duelo com o Atlético de Madrid, que se prevê de cortar a respiração. As duas equipas têm todos os cenários em aberto, podendo seguir na competição milionária, cair para a Liga Europa ou até ficar já sem provas da UEFA.
14385356
Para os dragões, as contas só são simples em caso de vitória: se ganharem à equipa madrilena, estão apurados para os oitavos de final. A matemática complica-se em caso de empate, pois nesse cenário a equipa azul e branca fica dependente do que acontecer no Milan-Liverpool: se os italianos vencerem, o F. C. Porto cai para a Liga Europa; se forem os ingleses a ganhar ou houver um empate, os portistas continuam na Champions. Se o Atlético de Madrid vencer no Dragão, o F. C. Porto cairá para a Liga Europa se o Milan não ganhar ao Liverpool ou dirá adeus às provas europeias se os "rossoneri" vencerem.
Sérgio Conceição não vai em empates, até porque já disse estar convencido de uma vitória do Milan, e sabe que não depender de terceiros costuma ser caminho andado para conseguir os objetivos: na primeira época ao leme dos dragões, o técnico teve a experiência de chegar à última jornada da fase de grupos a precisar de ganhar ao Mónaco para se apurar e o resultado não deixou dúvidas (vitória portista por 5-2).
Desta vez, o adversário é mais poderoso, embora o Atlético de Madrid não esteja a confirmar na época em curso as credenciais com que se apresentou depois de ganhar a liga espanhola na temporada passada. A equipa de Diego Simeone tem baixas na defesa, mas também muitas opções de grande qualidade no ataque, pelo que todos os cuidados serão poucos para os portistas, que na primeira jornada desde Grupo B foram a Madrid impor um empate a zero que, na altura, até lhes soube a pouco, devido a um golo polémico anulado a Taremi já nos minutos finais.
Uribe é baixa de peso
Sem certezas quanto à recuperação de Pepe (ver caixa), Conceição tem um problema para resolver no meio-campo, pois Uribe está suspenso por acumulação de cartões amarelos e Grujic teve de parar devido a uma entorse. Vitinha e Sérgio Oliveira são os grandes candidatos à titularidade no miolo, num jogo em que o F. C. Porto tentará carimbar a 17.ª qualificação na fase de grupos, em 25 participações na Champions, desde que a prova mudou de formato, em 1992.
