16.07.2018

Futebol

Kolinda: a presidente-adepta croata que fez sucesso no Mundial

Kolinda: a presidente-adepta croata que fez sucesso no Mundial

Loira, vestida de vermelho e até com a camisola da seleção, Kolinda Grabar-Kitarovic fez a festa durante os jogos da Croácia no Mundial 2018. O que muitos não imaginavam é que a adepta fervorosa era também a presidente croata.

Nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo, quando a Croácia eliminou a seleção russa nas grandes penalidades, jogadores e membros da comissão técnica do país foram vistos a celebrar, aos pulos, com uma mulher.

As fotografias e vídeos espalharam-se rapidamente na Internet e muitos não imaginavam que a mulher de 50 anos era a chefe de Estado croata. Kolinda Grabar-Kitarovic é, na verdade, a primeira mulher a comandar os destinos do país.

Além de presidente, é uma adepta de futebol e, como adepta, não só tirou dias de folga para assistir aos jogos, como também viajou como a maioria dos adeptos estrangeiros: num voo comercial. Os bilhetes para o Campeonato foram pagos do próprio bolso.

Kolinda partilhou uma imagem em que aparece no avião ao lado de vários adeptos, com a legenda "vamos para a vitória". Estava a caminho de Nizhny Novgorod para assistir ao encontro entre Croácia e Dinamarca, a 1 de julho. Um dos adeptos comentou à agência de notícias Tass, da Rússia: "Gosta de desporto e o que está a fazer é algo normal para um presidente. Apanhou o voo com pessoas comuns e cumprimentou todos. Gosto disso. Somos um país pequeno, mas é como uma equipa."

No jogo contra a Rússia, em Sochi, pelos quartos de final da competição, Kolinda foi identificada nas bancadas, sentada no meio dos adeptos croatas, e levada para a tribuna de honra da FIFA. Lá, assistiu ao jogo ao lado do primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, e não se manteve sentada nas comemorações.

No domingo, a Croácia perdeu contra a França, na final do Mundial 2018. Mais uma vez, a presidente destacou-se e nem o dilúvio durante a entrega das medalhas e da taça lhe tirou o sorriso da cara. Foi em lágrimas que Kolinda foi vista a distribuir abraços pelos jogadores, num momento de conforto após a derrota.

Quem é Kolinda Grabar-Kitarovic?

Conservadora, Kolinda Grabar-Kitarovic, do partido União Democrática Croata, foi eleita a primeira presidente do sexo feminino do país em 2015, ao derrotar o candidato social-democrata e então presidente croata, Ivo Josipovic, com 50,54% dos votos.

Antes de se tornar presidente, Kolinda seguia carreira diplomática. Foi embaixadora da Croácia em Washington entre 2008 e 2011, ministra para Integração Europeia e ministra das Relações Externas.

Considerada da ala moderada de partido, a política católica, casada e mãe de um casal de adolescentes, declarou durante a campanha, em 2014, que apoiaria os filhos, caso se assumissem como homossexuais. Também disse que autorizaria o uso medicinal de canábis e que a decisão de fazer um aborto cabe à mulher.

ver mais vídeos