
Henrique Gomes prepara-se para desferir o remate que deu a vitória aos gilistas em Braga
Gonçalo Delgado/Global Imagens
Barcelense de gema, sobrinho de Carlos Martins, decide dérbi minhoto ao minuto 89, 60 segundos após ter entrado. Desgaste trava planos arsenalistas.
Irónico! Henrique Gomes entrou a dois minutos do fim, para substituir Hackman, que evidenciava dificuldades físicas e a entrada não podia ter sido uma opção mais certeira do técnico Ricardo Soares. O esquerdino, a jogar à direita, fletiu para o meio e rematou forte e colocado, sem hipóteses para Matheus, assinando um golaço que prolonga o estado de graça barcelense no campeonato, agora apenas a um ponto dos arsenalistas e claramente na discussão do quarto lugar.
Henrique Gomes, barcelense que é sobrinho do antigo médio Carlos Martins, que jogou no Sporting e no Benfica, foi um herói improvável, num jogo em que o Gil Vicente justificou a campanha que tem feito na Liga, prova em que leva 11 jogos sem perder, tendo ganhado em Braga, onde não vencia havia 29 anos.
A meio da eliminatória europeia com o Mónaco, o Braga entrou forte e tentou resolver cedo este dérbi minhoto, mas depressa se percebeu que o Gil Vicente estava na "pedreira" para discutir o mais possível o jogo.
Os guerreiros, apesar do esforço físico e do desgaste inerente a ter jogado três dias antes na Liga Europa, sofreram uma derrota que acaba por ser uma consequência dura, após um jogo em que o resultado foi bem pior do que a exibição. Mas a equipa esteve desinspirada na frente e não foi capaz de bater Ziga Frelih, enquanto no lado contrário, depois de alguns desperdícios, emergiu um pouco de sorte, para dar brilho a uma boa exibição, ainda que o empate tivesse sido mais ajustado.
O jogo podia ter caído para qualquer equipa, houve vários lances de perigo, mas quando os gilistas davam a entender estar satisfeitos com o empate, acabaram por chegar ao triunfo, a devolver o desaire da primeira volta, por idêntico resultado. O Braga, que não vence na Liga há três jogos, não conseguiu fechar a questão do quarto lugar, mas, para já, vai focar-se na continuidade na Liga Europa.
