
Paulo Cunha
Uma estátua em bronze, com seis metros de altura e cerca de quatro toneladas de peso, imortaliza, a partir desta segunda-feira, 22 de maio, em Leiria, a famosa defesa do guarda-redes da seleção nacional de futebol, Rui Patrício, que negou o golo a um avançado francês e permitiu a Portugal conquistar, pela primeira vez, o título de Campeão Europeu.
A obra, que foi inaugurada esta tarde, junto à zona desportiva da cidade, no âmbito das comemorações do dia do município, foi oferecida por Carlos Matos, um empresário português, de 65 anos, emigrante em França. O atleta foi ainda agraciado com a medalha de ouro da Câmara Municipal de Leiria.
https://www.facebook.com/municipioleiria/videos/1199883230121284/
Rui Patrício nasceu na Matoeira, freguesia de Regueira de Pontes, e começou a sua carreira no futebol no Sport Clube Leiria e Marrazes. Em 2006 fez a sua estreia na liga principal do futebol português, ao serviço do Sporting, clube que ainda representa.
Titular da seleção portuguesa, foi eleito como o melhor guarda-redes do europeu de futebol disputado em França, em julho do ano passado. Carlos Matos assistiu ao jogo e foi nesse momento que decidiu oferecer a estátua.
