<p>No arranque da época, Farías mostrou as mesmas qualidades que o evidenciaram na temporada passada. Diante do Paços de Ferreira, na Supertaça, marcou um golo em 14 minutos de utilização dentro do campo.</p>
Corpo do artigo
Simplesmente, Ernesto Farías. É o jogador do F.C. Porto com melhor média de golos por jogo no campeonato. Na época passada, marcou 0,5 golos por desafio, o que lhe valeu um total de dez remates certeiros, distribuídos por 20 encontros da Liga. Melhor do que Lucho González (0,39), de Lisandro López (0,35) e de Hulk (0,32), os goleadores de serviço do grupo azul e branco. "El Tecla", como é conhecido na Argentina, cumpriu a profecia de jogador mortífero, um verdadeiro quebra-cabeças para os defesas, e abriu o caminho da vitória dos dragões, por 2-0, diante do Paços de Ferreira, na Supertaça. Entrou ao intervalo e bastaram 14 minutos em campo para aproveitar um erro crasso do guarda-redes Cássio e inaugurar o marcador.
Mas os números vão ainda mais além. Farías marcou os mesmos dez golos de Lisandro López no campeonato da época passada, ambos sagraram-se os melhores marcadores da equipa na Liga, mas mostrou a particularidade de ter conseguido o registo gastando menos minutos do que o compatriota argentino. Bastaram 895 minutos para marcar dez golos, enquanto Licha teve pela frente 2236 minutos para chegar à barreira da dezena. "El Tecla" precisa de 89,5 minutos para marcar um golo, enquanto Lisandro necessitava de 223 minutos. Na última temporada, também foi o melhor marcador dos portistas na Taça de Portugal, com quatro remates certeiros, mas falta-lhe estrear-se a facturar na Liga dos Campeões.
O golo de "El Tecla", diante do Paços de Ferreira, contribui para a discussão de quem serão os titulares da linha ofensiva do F. C. Porto (o primeiro jogo, na Liga, é diante dos pacenses), essencialmente porque a equipa orientada por Jesualdo Ferreira não tem um verdadeiro homem de área e Farías pode facilitar os processos atacantes diante de adversários mais fechados e cautelosos. A verdade é que o jogador tem merecido sucessivos interesses vindos da Argentina, onde o Estudiantes de La Plata continua a suspirar pela sua contratação, à semelhança do que aconteceu na época passada.
O jornal argentino "Hoy" escrevia, ontem, que o futebolista quer transferir-se para uma equipa onde possa jogar mais assiduamente e suportava a informação com a existência de uma reunião entre o empresário Miguel Pires e os quadros do F. C. Porto para solucionar a situação do ponta-de-lança, que nunca se afirmou como titular absoluto no Dragão, onde chegou em 2007/08 oriundo do River Plate.