Ouro

Fernando Pimenta campeão do mundo de canoagem em K1 1000

Fernando Pimenta campeão do mundo de canoagem em K1 1000

O canoísta português Fernando Pimenta é o novo campeão do Mundo de canoagem em K1 1000 metros. "O dia mais feliz da minha vida", disse o atleta após a final.

Depois de ter conquistado o bronze em 2015 e a prata em 2017, Fernando Pimenta chegou ao ouro este sábado. O tricampeão da Europa está, finalmente, no topo do Mundo.

O tricampeão europeu completou a prova em 3.27,666 minutos, batendo por 725 milésimos de segundo o alemão Max Rendschmidt, que ficou com a medalha prata, enquanto o checo Josef Doostal foi o terceiro classificado, a 1,511 segundos do português.

Após o mergulho vitorioso, Fernando Pimenta dirigiu-se aos muitos portugueses que o apoiaram em Montemor-o-Velho. "Esta vitória é dedicada a todos vocês, principalmente à minha família e aos meus amigos, em especial aqueles que deram o corpo às balas por mim ao longo da minha carreira", disse, mal saído da água.

"É o dia mais feliz da minha vida. Ainda nem acredito que isto aconteceu, aqui junto com os meus amigos", disse Pimenta.

"Amanhã há mais. Festejem por mim, que agora vou descansar", disse o atleta português, que domingo defende o título mundial de K1 5000, distância não olímpica.