
Benoit Tessier/REUTERS
O médio croata Luka Modric, de 33 anos, conquistou esta segunda-feira, pela primeira vez, a Bola de Ouro, atribuída pela revista France Football.
10273481
Foi um ano em cheio para Luka Modric. O experiente médio do Real Madrid tornou-se no primeiro jogador na história do futebol a ser coroado no mesmo ano com os três maiores títulos individuais: Bola de Ouro, jogador do ano da FIFA e jogador do ano da UEFA.
O português Cristiano Ronaldo, que tem cinco Bolas de Ouro no currículo (as mesmas de Messi), ficou em segundo lugar. Antoine Griezmann, campeão do Mundo pela França e grande figura do Atlético Madrid de Diego Simeone, encerrou o pódio.
Aos 33 anos, Modric viveu o melhor período da sua carreira, depois de, em 2018, ter conquistado a terceira Liga dos Campeões consecutiva e ter conduzido a Croácia a uma inédita final do Mundial. Na Rússia, no Mundial2018, Modric foi eleito o melhor jogador do torneio, apesar da derrota com a França, por 4-2, na final.
O croata começou a dar nas vistas no Dínamo Zagreb, antes de se transferir para o Tottenham, em 2008/09, saindo, quatro temporadas depois, para o Real Madrid, então pela mão de José Mourinho.
No troféu concedido pela revista France Football, 180 jornalistas de todo o mundo votaram entre os dias 9 de outubro e 9 de novembro.
A Croácia é o 19.º país a ter um vencedor da Bola de Ouro, depois de Davor Suker ter ficado perto de o conseguir em 1998, quando ficou em segundo na votação da France Football, atrás do francês Zinedine Zidane, que se tinha sagrado campeão do mundo.
