João Félix venceu, esta quarta-feira, o prémio Golden Boy de 2019, atribuído ao jovem jogador do ano. O português sucede a De Ligt na lista de premiados e é considerado, assim, o melhor futebolista com menos de 21 anos.
Corpo do artigo
A boa campanha de João Félix ao serviço do Benfica na segunda metade da época passada - foi uma das figuras na conquista do campeonato nacional e chegou a tornar-se no português mais jovem de sempre a marcar um hat-trick nas competições europeias - fê-lo rumar ao Atlético de Madrid no verão, a troco de 126 milhões de euros, numa transferência que correu mundo, ou não tivesse destronado Cristiano Ronaldo na liderança dos jogadores portugueses mais caros de sempre.
Esta quarta-feira, o nome de João Félix voltou a estar na ribalta. O avançado, de 20 anos, sucedeu a De Ligt e conquistou o prémio Golden Boy, no seguimento de uma votação de jornalistas europeus promovida pelo jornal italiano "Tuttosport". O português conseguiu um total de 332 votos, levando a melhor sobre Jadon Sancho, do Borussia Dortumund, com 175, e Kai Havertz, do Bayer Leverkusen, com 75.
Na hora de receber o prémio, Félix agradeceu ao clube encarnado: "Obrigado ao 'Tuttosport' pelo prémio, estou muito orgulhoso. É a segunda vez que um jogador do Atlético Madrid o ganha e estou feliz. Agradeço também ao Benfica, em particular ao treinador Bruno Lage tudo o que fez por mim e pela minha família, que está sempre perto de mim. Um abraço".
João Félix tornou-se o segundo português, depois de Renato Sanches, em 2016, a conquistar o prémio. Em 2018, De Ligt, atualmente na Juventus, foi o vencedor. Nesta edição, também estiveram nomeados os portugueses Florentino Luís, Rafael Leão, Gedson, Gonçalo Ramos, Diogo Leite e Diogo Dalot, mas o avançado do Atlético de Madrid foi o único português a restar na lista final.
Esta época, ao serviço dos colchoneros, o jovem avançado soma 13 jogos e 3 golos. Recentemente, o português sofreu uma lesão mas regressou aos relvados na última jornada da liga espanhola, frente ao Granada. Ao serviço da seleção nacional, disputou cinco encontros.