
Equipas de socorro ainda tentaram várias manobras de reanimação
JOão santos/o jogo
Kevin Widemond, base norte-americano da Ovarense, morreu hoje, domingo. vítima de paragem cardíaca, no Hospital de Leiria, após ter caído inanimado no balneário, ao intervalo do jogo do Torneio António Pratas.
O falecimento do jogador dos Estados Unidos deixou a Ovarense em estado de choque. Kevin Widemond, 23 anos, natural de Newark, no estado de Nova Jérsia, é o quarto basquetebolista a morreu ao serviço de uma equipa portuguesa, depois do espanhol Angel Almeyda, do angolado Rui Guimarães e do português Paulo Pinto (ver caixa).
O jogador estava sentado no balneário, no intervalo do jogo de apuramento do terceiro e quarto classificado do Torneio António Pratas, a ouvir as indicações do treinador Mário Leite, quando caiu inanimado para o lado, devido a uma paragem cardíaca. Prontamente assistido pelas equipas médicas presentes no pavilhão Municipal de Pousos, em Leiria, e pelo INEM, Kevin Widemond ainda foi transferido para o Hospital Santo André, onde deu entrada às 16.10 horas.
O encontro entre Ovarense e Académica foi interrompido e a final Benfica-Guimarães, que se realizaria a seguir, foi anulada.
Face à gravidade da situação, os colegas de equipa seguiram para a unidade hospitalar a fim de se inteirarem do estado de saúde do base, recebendo aí a notícia da morte. "Quando deu entrada no HSA, o jovem encontrava-se entubado e em paragem cardio-respiratória, pelo que se mantiveram as manobras de reanimação, já iniciadas pela equipa da VMER. Não havendo resposta às manobras de reanimação, foi confirmado o óbito", lê-se no comunicado divulgado pelo hospital.
A Ovarense também anunciou em comunicado o falecimento do atleta, revelando pormenores do que se passou. O norte-americano estava há apenas um mês em Portugal, vindo da Universidade de San Jacinto, e era rotulado como um jogador veloz e bom lançador.
"Kevin Widemond era um jovem e promissor basquetebolista que, com a Ovarense, dava os primeiros passos de uma carreira internacional", lê-se no documento divulgado pelo clube.
[Youtube:YILFeC4UUJc]
