Um golo do brasileiro Roberto Firmino colocou, este sábado, o Liverpool na história, com a equipa inglesa a ter o melhor início de sempre entre os cinco principais campeonatos, após bater fora o Tottenham, de José Mourinho.
Corpo do artigo
Era preciso que os reds vencessem os spurs, na 21.ª jornada da Liga inglesa, para atingirem o recorde de 61 pontos, superando os 58 de Paris Saint-Germain e Juventus em 2018/19, de Manchester City em 2017/18 e de Bayern Munique, em 2013/14.
Além disto, a equipa treinada pelo alemão Jurgen Klopp continua "insaciável" na corrida a um título que lhe foge há 30 anos, depois de ter sido campeã inglesa pela última vez em 1989/90.
Visitar José Mourinho e o Tottenham, mesmo sem o lesionado Harry Kane, não surgia como o desafio mais fácil para o Liverpool, que não deixou, todavia, de mandar no jogo, embora o adversário também tivesse mostrado argumentos para marcar.
Na primeira parte, o domínio do Liverpool foi maior. Primeiro, ameaçou por Oxlade-Chamberlain ao poste, aos três minutos, ainda antes de um cabeceamento de Van Dijk, aos 23, e um lance perigoso de Sadio Mane, aos 36.
O golo coube a Firmino, aos 37, com o brasileiro, após passe de Salah, a tirar de forma inteligente o defesa da frente e a encontrar espaço para rematar forte e fazer o único golo, num lance em que o VAR analisou uma possível mão antes.
O Tottenham, que teve apenas 33 por cento de posse de bola, esteve mais forte na segunda metade e viu Son (74 minutos) e Aurier (82) desperdiçarem oportunidades, para 'desespero' de José Mourinho junto à linha.
A vitória de hoje deixa o Liverpool com uma autoestrada aberta para o título, com mais 16 pontos do que o Leicester, que perdeu em casa com o Southampton, num momento em que os reds até têm um jogo em atraso.