
A enorme fila de adeptos para fazerem o teste à covid-19
Igor Martins / Global Imagens
Corrupio no exterior do recinto para a despistagem à covid-19. Ver ao vivo o jogo depende da zaragatoa.
O F. C. Porto-Atlético de Madrid (terça-feira, 20 horas, Eleven Sports 1) marca a estreia da obrigatoriedade de apresentar um teste negativo à covid-19 para entrar no Dragão, devido às restrições ditadas pela DGS, mas nem essa regra, nem a chuva que ontem caiu de forma abundante, impediram milhares de adeptos de acorrerem às redondezas do estádio, onde a Farmácia da Arrábida e a empresa Sofarma, em parceria com o F. C. Porto, disponibilizaram 10 locais de testagem.
O processo revelou-se simples e, em cerca de 40 minutos, cada pessoa foi testada e pôde sair do local já com o resultado. Ao JN, Miguel Valderez, CEO da Farmácia da Arrábida, afirmou que, "depois de cerca de 3000 adeptos terem sido submetidos ao teste no dia de arranque [anteontem], a iniciativa está a ser um sucesso". "Quando saiu a notícia das restrições, ou havia uma reação rápida ou muito dificilmente haveria condições para receber os adeptos no estádio já testados", referiu, revelando que, em dois dias, foram identificados "muito poucos" resultados positivos, que são comunicados à DGS e, obviamente, implicam a proibição de entrar no Dragão ou em qualquer evento.
Para os adeptos, só a chuva incomodou, porque não era a zaragatoa que os ia impedir de ver o jogo decisivo da Champions. "Fazer o teste é algo natural devido à situação em que vivemos. Pela importância do jogo, nem pensei duas vezes. Não podia faltar", diz Bruno Almeida, de 26 anos. "Esta é uma medida que facilita a vida ao adepto. Foi um processo rápido e irei voltar a vir cá nos próximos jogos, se isto se mantiver", acrescentou Carlos Silva, enquanto esperava pelo resultado do teste.
Mas quem pensar que só os adeptos do F. C. Porto estiveram nas tendas montadas para o efeito, desengane-se. Beatriz Ferreira, de 18 anos, natural de Penafiel deslocou-se à Invicta para ser testada, a fim de tornar realidade o sonho de ver jogar o Atlético de Madrid: "Sou adepta do Atlético e o meu jogador preferido é o João Félix. É a primeira vez que vou entrar no Estádio do Dragão e espero não me perder porque vai ser um jogo com muita gente".
