
Rúben Semedo chega à Invicta por empréstimo dos gregos dos Olympiakos
F. C. Porto
F. C. Porto paga nove milhões de euros ao Braga para recuperar Galeno e oficializa Rúben Semedo. Sporting contrata Marcus Edwards e garante regresso de Slimani
Mercado O fecho da janela de janeiro trouxe reforços ao F. C. Porto e ao Sporting, enquanto o Benfica praticamente não mexeu no plantel. No Dragão, a novidade foi a contratação de Galeno ao Braga, pois a chegada de Rúben Semedo, por empréstimo do Olympiacos, já era esperada. A equipa de Sérgio Conceição recebe ainda o atacante Fernando Andrade, que nos últimos meses esteve cedido ao clube árabe Al-Feiha.
Em Alvalade, ficou confirmada a contratação de Marcus Edwards ao V. Guimarães e a bomba de última hora foi o regresso de Slimani, seis anos depois de o avançado argelino ter saído do clube. Em sentido contrário, Ruben Amorim viu sair Jovane Cabral para a Lazio.
Na Luz, não houve grandes movimentações de mercado, com a exceção da saída, por empréstimo, do central Ferro para o Hajduk Split. O Benfica não fez contratações de inverno e também não se confirmaram saídas que chegaram a ser dadas como muito prováveis, como a do médio Gedson e do guarda-redes Helton Leite.
Vamos aos pormenores. Apenas um dia depois de ter oficializado a transferência de Luis Díaz para o Liverpool, por 45 milhões de euros, o F. C. Porto fez uma investida em Braga para fazer regressar Galeno, por nove milhões. O brasileiro assinou até 2026 e vai ocupar o lugar do colombiano como opção para a ala esquerda do ataque portista, voltando à Invicta dois anos e meio depois de ter saído para o clube minhoto, a troco de 3,5 milhões, na altura por 50% do passe. Galeno, cujos direitos desportivos pertencem agora por inteiro à SAD portista, é um dos quatro reforços de inverno dos dragões, a par do central Rúben Semedo, do médio Eustaquio (oficializado na semana passada) e do avançado Fernando Andrade.
O Sporting respondeu em força, com a confirmação da chegada do extremo Marcus Edwards, por 7,5 milhões de euros, num negócio que implicou a ida do lateral Bruno Gaspar, a título definitivo, para o Vitória de Guimarães, que recebe ainda o jovem da formação leonina, Geny Catamo, num empréstimo com opção de compra. Para o eixo do ataque, o clube de Alvalade consumou o regresso de Islam Slimani, sem custos de transferência, depois de o avançado argelino ter rescindido o contrato que o ligava ao Lyon. O empréstimo de Jovane à Lazio garante, no imediato, cerca de um milhão de euros aos leões, mas pode vir a valer mais oito milhões, se o clube romano acionar a opção de compra no final da temporada.
Em Braga, para além do encaixe significativo com a transferência de Galeno para o F. C. Porto, a outra novidade foi a saída do central Raúl Silva, que foi emprestado ao Estoril até ao fim da época.
