Futebol

UEFA adia Euro2020 para o próximo ano

UEFA adia Euro2020 para o próximo ano

A UEFA reuniu, esta terça-feira, com todas as federações e ligas europeias e decidiu adiar o Euro2020, que se ia realizar de 12 de junho a 12 de julho, em 12 cidades de 12 países, para 2021. Liga dos Campeões e Liga Europa com novas datas e Copa América também adiada.

O esperado tornou-se, esta terça-feira, oficial. A UEFA reuniu, por videoconferência, com os representantes das 55 federações nacionais de futebol, com a Associação Europeia de Clubes e a Associação das Ligas Europeias e a FIFPro, e ficou decidido que o Euro 2020 vai-se realizar em 2021, de 11 de junho a 11 de julho. As mesmas da Copa América, que também foi adiada. Em comunicado, o organismo que rege o futebol europeu salientou que a saúde de todos é uma "prioridade".

"A saúde de todos os envolvidos no jogo é a prioridade, assim como evitar qualquer pressão desnecessária nos serviços de saúde pública dos locais onde decorrem os jogos", pode ler-se.

A mesma nota adianta ainda que o adiamento da competição dará tempo para "completar as competições domésticas que estão suspensas devido à emergência da Covid-19". Todos os jogos e competições da UEFA, de clubes e seleções, masculinos e femininos foram suspensos e os encontros de preparação das seleções, bem como o play-off do Europeu que estava marcado para o fim de março, passa agora para o início de junho, sendo que a situação ainda vai ser revista,

Relativamente à Liga dos Campeões e Liga Europa, também há novas datas mas que dependem, ainda assim, da evolução da pandemia do covid-19. A "Marca" avança que a final da Liga milionária está agendada para 27 de junho e a decisão da Liga Europa será discutida três dias antes. Mas, na nota divulgada, a UEFA não faz referencia à solução encontrada: "As decisões sobre datas para outras competições da UEFA, de clubes ou seleções, masculinas e femininas, serão tomadas e anunciadas oportunamente".

Outras Notícias