1. Como se converte clientes em fãs de uma marca? 2. Uma marca tecnológica deve ter um nome anglófono?
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1. A Apple é o exemplo mais claro da conversão de clientes em fãs. Dia de lançamento de novidades da marca fundada por Steve Jobs, é enchente garantida nas lojas de tecnologia. A fidelização dos clientes é um dos mandamentos do marketing... mas fazer deles fãs não é para qualquer empresa. A Primavera BSS estabeleceu essa meta e está consciente do grau de exigência que implica. Jorge Batista deixa algumas pistas sobre o caminho percorrido pela tecnológica de Braga: "É um trabalho diário em que cada coisa que se faz, seja um produto ou serviço, tem que ser dirigida de forma clara para o cliente." E consegue-se "através da experiência de utilização do produto que tem de tocar o cliente em vários pontos de contacto. Não se faz de um cliente um fã apenas por um motivo. Faz-se por um conjunto de tecnologia, serviços e de uma relação que pensados para servir o cliente".
2. Pelo nome não vamos lá. Se perguntarem a nacionalidade da esmagadora maioria das tecnológicas portuguesas ao comum dos consumidores, não diriam que são originárias do nosso pais. O marketing fala mais alto, a língua portuguesa nem sempre é fácil de pronunciar e as empresas preferem uma designação anglófona para contornar obstáculos de comunicação. O CEO da tecnológica não vê problemas na escolha de uma designação bem portuguesa. O brand Primavera "não é um handicap. Pela experiência nos vários países é um nome que entra bem no ouvido das pessoas" em diferentes geografias. Além disso "não é menos razoável do ponto de vista da tradução do termo. Portanto funciona a favor e não contra".